Vá para frente do espelho, puxe suavemente para baixo a pálpebra inferior de um dos olhos e observe o cantinho interno, mais próximo ao nariz. Viu o furinho que tem dentro do olho? Ele também está presente na parte de cima da pálpebra e é chamado de ponto lacrimal.
Para que serve o furinho dentro do olho?(não é a saída da lágrima!)
Bem, para começar, este pequeno buraco de carne é completamente normal. De algumas pessoas são maiores e mais óbvias que outras.
Ao contrário do que muita gente imagina, o furinho no canto interno das pálpebras inferiores não serve para expelir as lágrimas. Essa é uma função da glândula lacrimal, que produz as lágrimas que, caso não saiba, se formam no cérebro.
Os pontos lacrimais têm a função de drenar as lágrimas até a cavidade nasal e evitar que os olhos fiquem molhados e lacrimejando o tempo todo.
A partir desse saco, as lágrimas escorrem pelo ducto lacrimal até o nariz, daí o motivo pelo qual você fica com o nariz escorrendo depois de derramar algumas lágrimas ou por que às vezes pode sentir as lágrimas no fundo da garganta.
Esta próxima parte não é para os fracos de coração
Existe um procedimento médico que envolve a colocação de minúsculos plugues em forma de cilindro nesses orifícios para impedir que os olhos fiquem secos. Isso ajuda a impedir que o olho drene tanto líquido, mantendo-o úmido, saudável e melhor para combater infecções.
Curso Online de Photoshop Sem Mensalidades. Clique aqui.
Fontes:
Indicação de Livro. Clique aqui