Fenômeno espacial raríssimo é capturado sobre os Andes; veja a imagem

Sprites vermelhos

O que são esses filamentos vermelhos no céu? (Sprites vermelhos)

Eles são uma forma de relâmpago raramente vista, confirmada apenas cerca de 30 anos atrás: sprites vermelhos.

Uma pesquisa recente mostrou que após um poderoso relâmpago positivo da nuvem ao solo , os sprites vermelhos podem começar como bolas de ar ionizado de 100 metros que caem de cerca de 80 km de altura a 10 por cento da velocidade da luz.

Eles são rapidamente seguidos por um grupo de bolas ionizadas com listras ascendentes.

A duração do fenômeno é de aproximadamente 17 milissegundos, ocorre alguns milissegundos após a ocorrência do relâmpago gerador (os raios típicos se formam na base) e tem carga positiva (os raios normais têm carga negativa).

Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece. Também podem ocorrer nas nuvens mais altas de Netuno.

Crédito de imagem e direitos autorais: Yuri Beletsky
Sprites vermelhos sobre os Andes. Crédito de imagem e direitos autorais: Yuri Beletsky

A imagem apresentada foi tirada no início deste ano do observatório Las Campanas, no Chile, sobre a Cordilheira dos Andes, em Argentina.

Sprites vermelhos levam apenas uma fração de segundo para ocorrer e são mais bem vistos quando fortes tempestades são visíveis de lado.

Os sprites geralmente aparecem aos olhos como estruturas muito breves, turvas e cinzas.  Você precisa estar procurando por eles para localizá-los.

O nome red sprites (algo como “espíritos vermelhos”) está relacionado ao mistério da natureza desse fenômeno, que foi descrito pela primiera vez no século 19, mas foi captado em filme apenas em 1989 por uma equipe de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estado Unidos. Desde então, o fenômeno tem sido mais estudado e observado.

Alguns deles tem o formato de uma água-viva, como este registrado, enquanto outros são mais parecidos com colunas, apelidados de carrot sprites.

Fonte:

Apod

[Astronomia]