YouTuber bate o drone diretamente no centro do vulcão em erupção e captura os últimos momentos
O vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, destruiu um drone de modelo DJI FPV, do youtuber Joey Helms, na última semana.
O equipamento foi enviado para perto do local para investigar a erupção e acabou filmando seu próprio fim.
Soltando lava desde o mês de março deste ano, o vulcão engoliu o drone e o obliterou quase que instantaneamente.
Joey Helms publicou o vídeo em 4K no YouTube. Os primeiros 30 segundos mostram o caminho do drone até seu fim em velocidade normal.
Em seguida, Helms inseriu o mesmo trecho em câmera lenta. Nessa parte, é possível ver com detalhes a lava chegando até a lente do equipamento.
O youtuber prometeu mais detalhes e imagens do vulcão Fagradalsfjall
Na descrição deste vídeo, Helms destacou que drones como o que ele usou, de visão em primeira pessoa, são conhecidos por cair. Ele estava disposto a assumir o risco quando voou perto do magma.
“Esta filmagem exclusiva oferece uma visão rara da caldeira e da fonte de lava do vulcão durante uma de suas erupções semelhantes a um gêiser.
Em um esforço para obter um ponto de vista único e perspectiva da cratera, voamos o mais perto possível do rio de lava e da caldeira”, publicou Helms.
O vulcão Fagradalsfjall fica no vale de Geldingadalir. Ele está em erupção desde o dia 19 de março.
A atividade começou após quatro semanas com cerca de 40 mil pequenos terremotos na Islândia. E tudo isso acontece a apenas 30 quilômetros de Reykjavik, capital do país.
A Islândia tem cerca de 130 montanhas vulcânicas. Do total, 18 já entraram em erupção desde que a ilha foi descoberta e colonizada, por volta do século IX.
A atividade do Fagradalsfjall, porém, é a primeira na península de Reykjanes após oito séculos. A erupção, felizmente, não leva perigo às cidades vizinhas.
Fonte:
[Natureza]