Conheça o Mogli da vida real: o menino que foi “criado” por lobos

Mogli

Conheça o Mogli da vida real

O menino Mogli de verdade existe. Ou melhor, existiu. O indiano Dina Sanichar viveu no século XIX e foi criado por lobos, como o personagem de Rudyard Kipling em “O Livro da Selva”, lançado por volta de 1894.

Pesquisadores afirmam que o menino da vida real teria sido a verdadeira inspiração para a obra de ficção.

A história de Sanichar, que quer dizer “sábado” em urdu, não é das mais felizes. Ele recebeu esse nome por ter sido encontrado durante um fim de semana por um grupo de caçadores em Uttar Pradesh, na Índia, em 1872.

Ele aparentava ter cerca de seis anos e andava apoiado sobre os braços e pernas, como se fossem quatro patas. O menino acompanhava um grupo de lobos e, ao anoitecer, se recolhia para o covil dos animais como se fosse um deles.

Ao identificarem a criança, os caçadores tentaram obrigá-lo a sair da caverna em que se escondia com os lobos colocando fogo no local.

Quando todos saírem, eles mataram os animais e levaram o menino à força para um orfanato. Foi lá que Sanichar recebeu seu nome.

O garoto nunca aprender a falar, nem a ler ou escrever

Créditos: Wikimedia Commons
Créditos: Wikimedia Commons

Ele se comunicava com outras pessoas por meio de barulhos, como os lobos costumavam fazer.

Já no orfanato, ele continuava a andar de quatro e até aprendeu a ficar sobre duas pernas, mas hesitava. Até na hora de vestir roupas. Registros indicam que ele se recusava a comer alimentos cozidos e afiava os dentes nos ossos.

Sanichar morreu em 1895, vítima de tuberculose, com apenas 29 anos, segundo estimavam na época. O hábito de fumar, aliás, foi um dos poucos tipicamente humanos aos quais ele se adequou.

Ao longo de sua vida, o “menino lobo” nunca deixou de demonstrar dificuldade em se relacionar como um humano.

Seu desenvolvimento físico ficou comprometido pelos anos que passou na selva. Ele era muito baixo, com menos de um metro e meio de altura, e tinha dentes muito grandes, além de uma testa curta.

Fonte:

Hypeness

[História]