As coisas estão ficando complicadas na SpaceX – de acordo com seu CEO e fundador Elon Musk, pelo menos.
Em um e-mail que vazou de Musk para toda a empresa, primeiro obtido pela Space Explored e depois confirmado pela CNBC, o bilionário disse que a falta de progresso em direção aos motores Raptor da empresa coloca a empresa em um “risco genuíno de falência”.
A situação é tão terrível, disse Musk no e-mail, que a SpaceX precisará atingir uma taxa de lançamento da nave Starchip de um voo a cada duas semanas no próximo ano para evitar um desastre financeiro.
“Infelizmente, a crise de produção do Raptor é muito pior do que parecia há algumas semanas”, disse Musk no e-mail enviado no fim de semana de Ação de Graças.
“Conforme investigamos os problemas após a saída da alta administração anterior, eles infelizmente se revelaram muito mais graves do que o relatado.”
A alta administração a que ele se refere é quase certamente o ex-vice-presidente de propulsão da SpaceX, Will Heltsley, que deixou a empresa em novembro após a falta de desenvolvimento em torno do Raptor.
Musk continuou a expressar suas frustrações no e-mail, ao mesmo tempo em que enfatizava a gravidade da situação.
Ele chegou ao ponto de exigir que seus funcionários voltassem ao trabalho, apesar de ser um fim de semana de feriado.
“A menos que você tenha assuntos familiares críticos ou não possa voltar fisicamente para Hawthorne, precisaremos de todos os esforços para nos recuperar do que é, francamente, um desastre”, escreveu ele.
Musk acrescentou que, embora tivesse planejado tirar o fim de semana de folga, ele “ficaria na linha Raptor a noite toda e o fim de semana”.
A importância desses motores para a empresa não pode ser exagerada
Eles estão programados para desempenhar um papel extraordinário nos objetivos da SpaceX no próximo ano, incluindo alimentar o foguete Starship, bem como seus impulsionadores Super Heavy, que planeja usar para chegar à Lua.
Os foguetes da nave são cruciais para colocar em órbita a próxima geração de satélites Starlink, que serão a chave para o sucesso financeiro da SpaceX.
Se a empresa não consegue manter a produção do Raptor, isso significa que “não pode voar Starlink Satellite V2”, de acordo com Musk.
“O Starlink V1, por si só, é financeiramente fraco, enquanto o V2 é forte”, admitiu Musk no e-mail.
De fato, Musk deu a entender a pressão em um tweet em 16 de novembro sobre o desenvolvimento do motor, dizendo que “uma revisão completa do projeto é necessária para o motor que pode realmente tornar a vida multiplanetária”.
O e-mail é certamente uma surpresa, considerando que SpaceX e Musk normalmente gostam de projetar a empresa como um sucesso estrondoso.
Desde a obtenção de contratos lucrativos com a NASA a uma avaliação de US $ 100 bilhões e a preparação para uma missão à Lua, tudo parecia estar indo muito bem – mas parece que era bem assim…
Fonte:
[Futurism]