Conheça o pássaro que pode imitar a voz humana com perfeição

Estorninho

O estorninho europeu, ou estorninho comum, é uma das aves silvestres mais amplamente distribuídas na região Norte do Globo.

Mas devido a sua fácil adaptação está se espalhando pelo mundo todo. Ele foi introduzido no Uruguai, onde se espalhou pelo país e como o país possui uma fronteira seca com o Brasil, a ave já chegou no Rio Grande do Sul, e pode ser vista em pequenos bandos em áreas naturais e urbanas.

Embora não sejam vendidos em lojas de animais, estorninhos órfãos adotados por humanos podem ser animais de estimação surpreendentemente bons, devotados aos humanos e capazes de aprender a falar.

Os estorninhos são tão inteligentes quanto outras espécies de pássaros de estimação mais comuns e são imitadores consumados, muitas vezes copiando canções ou sons de outros pássaros e animais, ou mesmo sons mecânicos.

Você sabia que o estorninho pode imitar a fala humana?

Com 21,5 centímetros de comprimento e pesando de 70 a 100 gramas, esse pássaro escuro, com manchas brancas nas penas e uma plumagem iridescente no peito, nuca e costas, compete com a fauna nativa por alimento e locais para fazer seu ninho. Ele preda invertebrados nativos e provoca danos agrícolas a lavouras e pomares.

É de comportamento gregário e voa em bandos compactos, em interessantes evoluções, mudando rapidamente de direção, tal como um cardume de peixes.

Com frequência, após a época de reprodução, oferecem esse espetáculo tanto no campo como nas grandes cidades. Visitam a Península Ibérica apenas durante o inverno, enquanto os estorninhos-pretos permanecem durante todo o ano.

O ecologista de vida selvagem Rodney Sayler, em um artigo publicado na WSU Insider, revista acadêmica da Washington State University (EUA), explica que as vocalizações do estorninho incluem assobios, zumbidos, chocalhos e estalos. Mas são os latidos, os guinchos das crianças, as costelas dos sapos e as buzinas de carro que mais confundem os humanos.

Fonte:

MDIG

[Natureza]