Agora podemos ouvir o som de um redemoinho de poeira em Marte!
O Perseverance foi o primeiro rover a alcançar a superfície de Marte com um microfone funcional conectado, e o instrumento tem sido bem utilizado desde que o rover pousou em fevereiro de 2021. O microfone faz parte de um conjunto de ferramentas de gravação no rover conhecido como SuperCam .
É graças a esta peça inovadora de tecnologia que podemos ouvir pela primeira vez como soa um turbilhão de poeira em miniatura em outro planeta.
O redemoinho da poeira passou sobre o rover em 27 de setembro de 2021 – o 215º dia marciano (ou sol) de sua missão. Os cientistas estimam que o tamanho do demônio da poeira era de cerca de 25 metros (pouco mais de 80 pés) de largura, enquanto teria pelo menos 118 metros de altura.
Ouça o som de um redemoinho de poeira em Marte nesse vídeo abaixo:
Ao combinar fotografias com leituras de vento, pressão, temperatura e poeira, o Perseverance também foi capaz de rastrear a velocidade do minitornado marciano ao passar, que chegou a 19 quilômetros por hora .
Todos os dados que estamos coletando atualmente em Marte são úteis por vários motivos. Por um lado, nos dá uma ideia melhor de como o planeta evoluiu, o que, por sua vez, dá aos cientistas pistas de como outros planetas do Universo também podem estar evoluindo.]
Há também a ambição da humanidade de um dia pisar em Marte . Gravações como esta sugerem o tipo de condições que podemos esperar e como essas condições podem ser protegidas ou utilizadas – a maneira como o vento pode limpar naturalmente os painéis solares, por exemplo.
“Assim como na Terra, há clima diferente em várias áreas de Marte”, diz Wiens . “Usar todos os nossos instrumentos e ferramentas, especialmente o microfone, nos ajuda a ter uma noção concreta de como seria estar em Marte.”