Nova tecnologia permite ver através das paredes usando Wi-Fi

Wi-Fi

Wi-FiWiRecentemente, pesquisadores da Carnegie Mellon University desenvolveram um método para detectar a forma tridimensional e os movimentos de corpos humanos em uma sala, usando apenas roteadores Wi-Fi.

Porta da frente: Wi-Fi

Concretamente, os autores do estudo usaram o DensePose, um sistema que permite mapear todos os pixels da superfície de um corpo humano em uma foto.

Como esclarece um artigo da Vice, o DensePose foi desenvolvido por pesquisadores de Londres e pesquisadores de IA do Facebook. Em seguida, eles desenvolveram uma rede neural profunda que mapeia a fase e a amplitude dos sinais Wi-Fi enviados e recebidos pelos roteadores para coordenadas em corpos humanos. Os dados são processados ​​usando algoritmos de visão computacional.

Ética e privacidade

Além da proeza tecnológica, os autores não fazem menção aos problemas éticos que isso levanta. De fato, como aponta o artigo da Vice , a equipe acredita que seu estudo deve ser visto como um progresso no direito à privacidade.

Embora seu modelo permaneça limitado por dados de treinamento público, a equipe planeja coletar “dados de vários layouts” e expandir seu trabalho para prever a forma 3D do corpo humano por meio de sinais Wi-Fi.

Drones usando a brecha Wi-Fi

Você deve saber que uma equipe de pesquisa baseada na Universidade de Waterloo em 2022 desenvolveu um dispositivo movido a drone que também pode usar redes Wi-Fi para ver através das paredes.

O dispositivo, apelidado de Wi-Peep, pode voar perto de um prédio e, em seguida, usar a rede Wi-Fi dos residentes para identificar e localizar todos os dispositivos habilitados para Wi-Fi em segundos, do roteador ao relógio.

O Wi-Peep explora uma falha que os pesquisadores chamam de “Wi-Fi educado”, de acordo com um comunicado . Mesmo que uma rede seja protegida por senha, os dispositivos inteligentes responderão automaticamente às tentativas de contato de qualquer dispositivo dentro do alcance. O Wi-Peep envia várias mensagens para um dispositivo enquanto ele voa e, em seguida, mede o tempo de resposta de cada uma, permitindo identificar a localização do dispositivo em um metro.

Os pesquisadores advertem:

“Usando tecnologia semelhante, pode-se rastrear os movimentos dos guardas de segurança dentro de um banco rastreando a localização de seus telefones ou smartwatches.

Da mesma forma, um ladrão pode identificar a localização e o tipo de dispositivos inteligentes em uma casa, incluindo câmeras de segurança, laptops e smart TVs, para encontrar um bom candidato para uma invasão. Além disso, operar o dispositivo por meio de um drone significa que ele pode ser usado de forma rápida e remota, com poucas chances de o usuário ser detectado.”

Fonte:

Trust My Science 

[Tecnologia]