O alce é um animal mamífero de grande porte, podendo atingir 2,3 metros de altura e três metros de comprimento. Trata-se do maior cervídeo vivente. Em relação à sua massa, machos podem atingir 600 kg, enquanto as fêmeas atingem cerca de 400 kg. O alce é encontrado em regiões frias do Hemisfério Norte. Destacam-se por suas pernas longas e finas e por grandes chifres nos machos.
Os alces apresentam corpo maciço, cauda curta e pernas compridas e finas. O pescoço é curto e grosso, a cabeça é grande, as orelhas são longas e o focinho é longo e caído. Possuem na região abaixo do pescoço uma aba de pele coberta de pelos denominada sino. O sino está presente nos machos e pode estar ou não nas fêmeas. Os alces, geralmente, têm pelos de pretos a marrons ou marrons acinzentados, tendo as pernas uma coloração mais clara.
Os alces machos apresentam grandes chifres, que crescem durante a primavera e caem no inverno, pesando até 35 kg. Os chifres podem ser uma arma poderosa no momento da competição pela fêmea, na época do acasalamento. Em geral, essas lutas não provocam ferimentos graves, entretanto, lesões nas costelas e até mesmo perfurações podem ocorrer em determinadas situações.
Eles são animais solitários, sendo, entre o grupo dos cervídeos, os menos sociais. Costumam ser mais ativos durante o nascer e o pôr do Sol. São capazes de se comunicar por odores, postura corporal e vocalizações. Conseguem correr até 56 km/h e são bons nadadores.
Atualmente, os alces estão classificados pela IUCN como uma espécie “pouco preocupante”. Isso significa que, no momento, não é uma espécie ameaçada de extinção.
Assista ao vídeo abaixo para você ter a ideia do seu tamanho:
O alce é um animal herbívoro, alimentando-se, portanto, de vegetais, como gramíneas. Durante o inverno, pode se alimentar de caules e galhos, ingerindo folhas no verão. Vegetação aquática também pode fazer parte da dieta deles.