O que é a Semana Santa?
A Semana Santa é uma celebração cristã que se estende por uma semana, que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. É um período de reflexão, penitência e renovação espiritual, no qual os cristãos se concentram na morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Durante esta semana, as igrejas cristãs em todo o mundo realizam cerimônias especiais e rituais para celebrar esses eventos.
O Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. É o dia em que os cristãos comemoram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. As pessoas que estavam na cidade na época estendiam ramos de palmeira e folhas de oliveira no caminho de Jesus, como um sinal de honra e respeito.
Hoje, muitas igrejas distribuem ramos de palmeira ou folhas de oliveira para os fiéis, que os levam em procissão pelas ruas, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém.
A Sexta Feira Santa
A Sexta-Feira Santa é o dia em que os cristãos lembram a crucificação de Jesus e sua morte na cruz. É um dia de luto e reflexão, no qual muitas igrejas representam cerimônias solenes e silenciosas. Muitos fiéis observam o jejum e a abstinência neste dia, como um sinal de respeito e devoção.
É também comum que as igrejas exibam imagens de Cristo crucificado e organizem procissões que retratam a Via-Sacra, o caminho que Jesus percorreu até o Calvário.
Por que comemos peixe?
De acordo com a tradição católica, a Semana Santa é um período de reflexão e penitência que precede a celebração da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Durante a Semana Santa, os católicos são encorajados a fazer penitência e abstinência, como forma de lembrar o consumo de Jesus na cruz. Tradicionalmente, a carne vermelha é considerada um alimento mais “pesado” e, portanto, muitos católicos optam por não comê-la durante a Semana Santa.
O peixe, por outro lado, é visto como um alimento mais leve e saudável, e também é associado a Jesus Cristo, que é descrito como “o pescador de homens”.
Além disso, a tradição de comer peixe na Sexta-feira Santa (o dia em que os católicos celebram a morte de Jesus na cruz) também pode ter origem na antiga prática da Igreja de abster-se de carne na sexta-feira como forma de penitência.
Saiba mais:
[História]