Por que os bebês tiram uma soneca lá fora sozinhos nos países nórdicos?
Na Noruega, as pessoas deixam os bebês dormirem ao ar livre, mesmo em temperaturas negativas. Essa prática é antiga e realmente comum por lá, onde as temperaturas costumam ser baixas e até negativas na maior parte do ano.
A explicação é que o ar seria mais limpo do lado de fora dos lugares, o que ajudaria a manter o sistema respiratório saudável e mais forte. Os pais também acreditam que expor as crianças ao frio ajuda a torná-los mais resistentes a baixas temperaturas no futuro.
Os pais também acreditam que as crianças dormem melhor e por mais tempo dessa forma, desde que bem agasalhados, porque o frio deixa o ambiente fresco, enquanto as roupas os mantém aquecidos. Um estudo feito pela Universidade de Oulu, na Finlândia, observou que bebês que dormem por períodos maiores e mais tranquilos quando a temperatura está por volta de -5ºC.
A recomendação é endossada por vários médicos, que reforçam que a criança deve estar vestida adequadamente – o que é comum nesses países. Caso contrário, o frio pode causar problemas e ser até fatal.
Mas e se alguém mexer com o bebê do lado de fora do restaurante ou da casa, sem que os pais vejam?
“Os países nórdicos são alguns dos paises com maior índice de confiança no mundo, o que pode ser a razão pela qual a maioria dos pais não pensaria duas vezes antes de deixar seu bebê dormindo do lado de fora no carrinho, enquanto eles pegam algo para comer.
Deixar seu bebê sozinho do lado de fora é uma norma cultural e faz parte do DNA nórdico, o que se encaixa nos valores mais importantes do Norte: confiança e bondade”, diz a página The Nordics, criada e mantida por um Conselho de Ministérios Nórdicos, para divulgar as características e a cultura dos países dessa região.