Mapa interativo oferece a experiência de viajar no tempo e conhecer o Império Romano
O mapa – chamado ORBIS: The Stanford Geospatial Network Model of the Roman World – foi desenhado por historiadores da Universidade de Stanford com um grupo de especialistas em TI e estudantes.
Usar o Google Maps antes de fazer uma viagem ou mesmo para conhecer um novo país é algo que fazemos todos os dias. Agora imagine voltar no tempo para uma era antes de Cristo e poder conhecer as rotas do Império Romano, com seus 2.750.000 quilômetros quadrados de extensão?
Para proporcionar essa experiência histórica, pesquisadores criaram um mapa interativo que permite explorar a Roma Antiga e ver quanto tempo levaria viajar pelo mundo naquela época.
A ferramenta foi criada por historiadores da Universidade de Stanford e apresenta 632 locais mapeados, incluindo assentamentos urbanos e passagens nas montanhas. O mapa ainda revela quanto custaria viajar por estradas e mares no Império Romano em 200 anos D.C.
É possível ainda calcular a rota das viagens com base no meio de transporte escolhido. Os preços são apresentados em denarius – uma pequena moeda de prata usada pelos romanos. Para as viagens, é possível simular trajetos a pé, a cavalo, de carro de boi, carruagem particular, entre outros.
Segundo o DailyMail, o Orbis:
O Modelo de Rede Geoespacial de Stanford é baseado em uma versão simplificada da rede de cidades, estradas, rios e rotas marítimas do Império Romano. A simulação apresenta as condições de paisagem da era de 200 anos D.C.., mas também cobre locais e estradas criadas no final da Antiguidade.
O ‘Google Maps da Antiguidade’ está disponível para qualquer usuário neste link.
Levando em conta a variação sazonal e acomodando uma ampla gama de modos e meios de transporte, ORBIS revela a verdadeira forma do mundo romano e fornece um recurso único para nossa compreensão da história pré-moderna.
Fonte:
[História]