Como surgiu a primeira árvore do mundo?
A história da primeira árvore do mundo começa muito tempo atrás, com o surgimento do reino vegetal na Terra há 500 milhões de anos. Ao longo tempo, os vegetais passaram a desenvolver vasos condutores para distribuir os nutrientes que vinham da fotossíntese (processo em que a planta produz energia por meio da luz solar).
Assim, eles foram crescendo em direção ao Sol, ou seja, em altura. As pteridófitas (samambaias e avencas) foram o primeiro grupo vegetal a desenvolver esses vasos condutores, dando origem às primeiras árvores, com até 50 metros de altura, entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
Mas tudo isso foi há muito tempo e bastante coisa mudou na Terra desde então.
Você sabe, por exemplo, como as árvores dos dias de hoje conseguem produzir sua própria chuva?
São as árvores que transferem umidade do solo para a atmosfera. As raízes profundas das árvores chegam às camadas com água saturada no solo ou aos lençóis freáticos. Pela fotossíntese, a planta puxa a água do fundo da terra e joga essa umidade na atmosfera. A umidade do ar ajuda a baixar as partículas poluentes em suspensão. Isso melhora a saúde das pessoas.
Além disso, também ajuda a formar nuvens e um clima propício para as chuvas. Se a cidade tem vegetação abundante, com árvores de grande porte, ela fica mais úmida e tem mais água. A gente precisa aumentar a cobertura verde para otimizar a chuva que cai na cidade.