Grandes quantidades de água foram encontradas na subsuperfície de Marte
Nós sabemos que o planeta Marte, dificilmente tenha água líquida na sua superfície, porém, algo que já é um consenso entre os pesquisadores, é que no planeta vermelho existe uma grande quantidade de água congelada na subsuperfície.
Em 2008 o módulo de pouso Phoenix, que pousou perto do polo marciano, conseguiu escavar um pouco o terreno e revelou uma camada de gelo subterrâneo. Estudos feitos com espectrômetros a bordo das sondas MRO e Mars Express, já haviam também encontrado evidências de gelo de água no subterrâneo de Marte.
Novas descobertas
Os cientistas dizem que encontraram depósitos significativos de gelo de água que se esconderam extremamente perto da superfície de Marte, uma descoberta que poderia ser extremamente benéfica para futuras missões de exploração de Marte.
As descobertas, publicadas na revista Science, foram lideradas por Colin Dundas do US Geological Survey no Arizona. A descoberta foi feita usando o instrumento HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Talvez a principal diferença dessa detecção de gelo de água para as anteriores é que esses depósitos podem ter até 100 metros de espessura, estão localizados a penas 1 metro de profundidade, e não estão localizados tão perto dos polos, estão em latitudes intermediárias.
Futuras missões tripuladas a marte
“Isso nos dá uma janela muito mais detalhada na estrutura vertical de algumas folhas de gelo marcianas e mostra que elas têm apenas uma capa de detritos finos e, em alguns casos, camadas finas”, disse Dundas. “O ponto-chave é que há camadas de gelo em Marte que podem estar completamente enterradas superficialmente”, concluiu.
Futuras missões de exploração humana poderiam fazer uso do gelo da água em Marte, usando-o como um recurso consumível ou mesmo como combustível. “Este gelo é esperado para preservar um registro da história do clima, influência a habitabilidade do planeta e pode ser um recurso potencial para a exploração futura”, escreveu a equipe de pesquisadores.