Será que foi encontrado em Jerusalém o esqueleto do gigante Golias?
As imagens foram publicadas pela página Terra Santa, no Facebook, no dia 18 de janeiro de 2018 e se espalharam rapidamente. Segundo o texto que acompanha as fotos de um esqueleto gigante, esses seriam os restos mortais do personagem bíblico Golias, o que confirmaria a “palavra de Deus”.
A ossada de tamanho descomunal teria sido encontrada no solo sagrado de Jerusalém e a publicação feita na fanpage evangélica alcançou mais de 75 mil compartilhamentos em menos de 24 horas!
Será que esse esqueleto gigante é mesmo de Golias? Essa seria a primeira comprovação de um fato bíblico?
Essas fotos são reais?
Publicações a respeito de supostos esqueletos gigantes não são novidades na web. Vira e mexe, algum site ou alguma fanpage “desenterra” uma imagem falsa de super esqueletos e a espalha como se fosse um achado arqueológico que comprovaria a existência (no passado) de gigantes, nefilins, Golias…
Quem foi o gigante Golias?
Segundo a narrativa do livro de 1 Samuel 17:4, Golias era um homem de grande estatura da cidade de Gate, e um soldado campeão dos filisteus. Apesar de seu enorme tamanho, acabou sendo morto pelo pequeno Davi.
Como podemos ver nas fotos dos esqueletos publicadas no Facebook, a mesma ossada parece ter medidas diferentes em cada uma das imagens:
A verdade é que cada uma das fotos saiu de épocas diferentes e em sites distintos. O esqueletão aí de cima, por exemplo, é de uma exposição ocorrida em 2007 ocorrida na Bélgica. A obra de arte foi feita pelo escultor italiano Gino de Dominicis, mede 24 metros e se chama Calamita Cosmica.
A outra foto, que mostra três homens analisando um enorme esqueleto enterrado no chão, é de um concurso de fotomontagens realizado em 2014.
A terceira foto, de dois homens manuseando um crânio gigante também é de um concurso de fotomontagens (feita pelo extinto site Whorth1000).
Desmentido
Uma hora depois da publicação, a própria página Terra Santa desmentiu a postagem e disse que aquilo era apenas uma brincadeira: