Na verdade elas podem apenas mudar de direção em queda
Aranhas que ‘voam’?
Biólogos da Universidade da Califórnia – Berkeley descobriram, no Panamá e no Peru, uma aranha noturna capaz de fazer algo impressionante. Não é exatamente ‘voar’, como vimos muita gente falar na internet. Mas ela consegue mudar de direção durante a queda, o que pode representar um estágio anterior ao vôo na evolução.
A aranha pertence ao gênero Selenops e é um dos poucos bichinhos que têm essa capacidade, juntamente com algumas formigas e larvas de certas espécies de insetos. Outros aracnídeos (como você já deve ter testemunhado) simplesmente caem no chão.
De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, é provável que essa aranha tenha tal capacidade por viver em árvores. Afinal, na hora de escapar de um predador, faz mais sentido que ela plane e vá parar em outra árvore do que simplesmente caia no chão.
Pesquisa
Durante a pesquisa, publicada no periódico Interface, cientistas jogaram 59 aranhas Selenops de árvores nas florestas peruanas. A grande maioria (93%) foi capaz de direcionar a sua queda para pousar em algum tronco próximo.
As aranhas são magras, o que as ajuda a planar, além de serem capazes de mudar a posição de seu corpo durante a queda (se caem de cabeça para baixo, por exemplo, elas conseguem se ajeitar no ar).
Assista ao vídeo
Fonte :
- Revista Galileu
- Leia também : As Aves mais raras do Mundo