É comum ouvirmos novidades e toneladas de boatos sobre a NASA, governo americano e aliens. O que você diria se ouvisse o mesmo da China? A China juntou-se à caça da vida extraterrestre de forma massiva? Bem, de acordo com a emissora de televisão CCTV da China, a missão para o telescópio é “procurar uma vida inteligente do espaço exterior”.
Ao infinito e além
Em julho de 2016, a construção do Telescópio Esférico Aperture de 500 metros, denominada FAST, foi concluída. A estrutura é o maior e mais sensível rádio telescópio do mundo.
A verdade é que a missão real está em outros objetivos como investigar a quantidade de hidrogênio nas galaxias, pulsares e galaxias muito antigas, mas nada que impeça de se esbarrar numa possível vida extraterrestre.
Este enorme telescópio custou cerca de US $ 185 milhões, tem 140 metros de profundidade, tem uma circunferência de 1,6 km e é composto por quase 4.500 painéis.
O FAST está localizado na província chinesa de Guizhou, na região sudoeste do país, onde será protegido contra interrupções eletromagnéticas.
Veja os vídeos abaixo para saber mais outras curiosidades sobre o FAST: