Chile protege 10 milhões de hectares de terra com a criação de 5 parques

Um país muito querido entre seus turistas por suas paisagens criou oficialmente cinco novos parques nacionais de tirar o fôlego e expandiu os limites de outros dois, Chile veio com tudo, protegendo faixas enormes da remota e acidentada Patagônia.

A união faz a força

A designação depende em grande parte dos esforços incansáveis dos filantropos dos EUA Doug Tompkins e Kristine McDivitt Tompkins.

Eles doaram a maior quantidade de terras privadas para um governo. McDivitt Tompkins doou 1 milhão de acres de terras privadas que, junto com seu falecido marido, passaram os últimos 25 anos comprando e restaurando.

Isso foi acompanhado por outros 9 milhões de acres, enquanto a presidente chilena, Michelle Bachelet, assinava os extensos parques em lei.

“Com essas belas terras, suas florestas, seus ricos ecossistemas, nós expandimos a rede de parques para mais de 10 milhões de acres”, disse Bachelet em um comunicado. “Assim, os parques nacionais no Chile aumentarão 38,5%, representando 81,1% das áreas protegidas do Chile”.

Dinheiro não traz tudo de mão beijada

O casal americano passou décadas – e centenas de milhões de dólares – trabalhando para conservar a terra e a vida selvagem que ela contém de exploração e degradação em regiões remotas do Chile.

Doug, fundador da The North Face, e Kristine, que era CEO da Outdoor Patagonia, enfrentaram a dura oposição dos moradores.

O povo local viu o casal simplesmente como estrangeiros comprando suas terras e impedindo que o usassem para exploração madeireira ou pastagem.

“Eles [parques] nascem de bolhas e dores de cabeça e trabalho muito difícil – fisicamente, politicamente, em todos os sentidos”, disse Kristine. “Para fazer isso … foi necessário nada menos que um milagre. Mas os milagres são apenas um produto de trabalho árduo “.

A estrada até aqui

Juntos, eles criaram a organização sem fins lucrativos Tompkins Conservation. Uma organização que está trabalhando com os locais para ajudar a preservar e “rewild”  (proteger um ambiente e devolvê-lo ao seu estado natural) a área do tamanho da Suíça, proporcionando empregos e renda.

O presidente Bachelet também anunciou planos para criar uma rede de parques que ligue uma trilha turística de 2.400 quilômetros (1.500 milhas) em todo o país.

A mudança consolida a reputação do Chile como sendo a vanguarda da conservação e da proteção ambiental. Particularmente na sequência da criação de uma das maiores reservas marinhas do mundo que envolve a Ilha de Páscoa.

A proteção dos vastos terrenos é o ponto culminante de décadas de trabalho para os Tompkins.

Infelizmente, Doug nunca chegou a ver o resultado. Morreu em um acidente de caiaque no Chile em 2015. Kristine, no entanto, tem empurrado com o entrega das áreas protegidas, seguindo a visão de que a natureza não precisa ser útil ou explorada, mas tem seu próprio valor intrínseco e beleza.[IFSC]

Veja também:

Se Vênus é mais próximo da Terra porque insistimos em Marte?

10 imagens que vão mudar a maneira como você vê o mundo

Por quanto tempo essas 9 drogas ficam no seu organismo?

Referencias:

  • http://www.iflscience.com/environment/chile-creates-five-new-massive-national-parks-protecting-over-10-million-acres-of-land/