Ninguém fala muito disso, mas é meio óbvio que os astronautas da Apollo deixaram algumas coisas para trás após o pouso na Lua
20 de julho de 1969 foi uma data inesquecível na história humana – o dia em que os astronautas da Apollo 11 pousaram na superfície da Lua, dando um pequeno passo para os humanos e um salto gigante para a humanidade.
Entre esse dia e dezembro de 1972, a NASA voltou para a Lua mais cinco vezes, realizando experimentos e testando os limites das viagens espaciais com cada missão subsequente. Mas algo que muitas vezes não pensamos não é o que deixamos para trás.
Nas seis missões lunares da agência espacial dos EUA, a NASA conseguiu deixar um grande total de 809 objetos na superfície da Lua.
Tudo isso, combinado com detritos do programa robótico da Rússia, resulta em quase 200 mil quilos ou 187.400 de lixo humano na superfície lunar, para sermos mais precisos.
Enquanto alguns detritos são equipamentos científicos importantes, também há muita porcaria deixada para trás.
Alguns objetos deixados na Lua
Para começar com as coisas importantes, os astronautas da NASA deixaram para trás seis estágios de descida de Apollo – eles pousaram na Lua com os módulos lunares de 15.200 kg.
Há também seis bandeiras americanas e quatro retrofletores – espelhos na Lua, que ajudaram os cientistas a descobrir que a Lua está movendo cerca de 3,8 cm mais longe de nós a cada ano.
Há também 96 sacos de fezes humanas, urina e vômito deixados na superfície da Lua, duas bolas de golfe que foram jogadas pelo astronauta Alan Shepard, da Apollo 14, um par de cortadores de unhas e um autorretrato do astronauta James Irwin, deixado pelo astronauta James Irwin.
É muito emocionante pensar que sempre que os humanos visitam o nosso satélite lunar, eles não estarão apenas revisando a paisagem, eles estarão olhando para uma estranha parafernália deixada por nossos primeiros exploradores intrépidos. [ScienceAlert]