Um Vulcão em Erupção pode Salvar a Terra da Humanidade

Pesquisadores e cientistas da NASA estão discutindo esforços de resposta rápida em Bali para aproveitar um evento raro – e potencialmente salvar o mundo das mudanças climáticas.

A NASA espera tirar proveito do vulcão em erupção da ilha – Mount Agung – para estudar os efeitos que ele causa  na Terra.

Eles esperam que ao rastrear a erupção do Mount Agung, eles poderão aprender mais sobre como os produtos químicos lançados na atmosfera podem ser usados para lutar contra as mudanças climáticas.

Depois que o Monte Agung acordou e começou a entrar em erupção no final de novembro, foi constantemente derramando vapor e gás na atmosfera.

Mount Agung está rodeado por aldeias locais e resorts turísticos.

Isso é bastante típico, embora alguns vulcões sejam tão poderosos que podem causar o que é conhecido como um “inverno vulcânico” que se estende perto e longe depois que eles entraram em erupção.

A maior erupção do vulcão na história registrada ocorreu em Mount Tambora na Indonésia em 1815. Isso causou o “O Ano sem um verão”, espalhando neve para Albany, Nova York, em junho do próximo ano seguinte.

Destruiu culturas, pessoas famintas e, aparentemente, inspiraram Mary Shelley para escrever “Frankenstein”.

Para os pesquisadores, Agung poderia ser sua chance de descobrir exatamente como os vulcões afetam o clima como o Monte Tambora.

A pesquisa em Agung começou com um vôo de dez horas de distância de Agung, quando um vulcão nas Filipinas entrou em erupção em grande forma em 1991.

Os cientistas tinham coletados dados durante uma erupção de menor escala em 1982 do vulcão El Chichon no México, mas nada parecido com o que viram no Monte Pinatubo, nas Filipinas, denominado a maior erupção do século XX.

Uma nuvem gigante de cogumelos de vapor e cinzas vomita do Monte Pinatubo em 1991

Falando uma milha cúbica de rocha e cinzas no ar e 20 milhões de toneladas de gás de dióxido de enxofre para a atmosfera, não só a erupção do Monte Pinatubo era devastadora para as comunidades próximas, as enormes quantidades de gases ejetados afetaram todo o nosso planeta.

Quando Pinatubo entrou em erupção, as grandes quantidades de gás não tinham para onde ir, exceto para se espalhar pelo globo. Ao fazê-lo, ocorreu uma reação química, quando o gás combinado com o vapor de água para criar pequenas gotículas “super-resfriadas” conhecidas como aerossóis, que por sua vez refletiram e dispersaram a luz solar longe da Terra.

As grandes quantidades de aerossol refletiram bastante luz longe da Terra que a temperatura média global caiu por um grau Fahrenheit por vários anos.

Montanha Agung em Setembro de 2017.

Pode ser nos próximos dez minutos tudo o que sabemos. Ou na próxima hora. Pode não ser do todo.

As autoridades da NASA estão jogando “os benefícios para o estudo da geoengenharia de um programa de pesquisa de vulcões”, de acordo com o The Times, e “alguns cientistas e formuladores de políticas começaram a argumentar por pesquisa direta limitada em conceitos de geoengenharia para entender melhor seu potencial também como riscos, e estar melhor preparado se o aquecimento global atingir um ponto em que algum tipo de ação de emergência fosse considerada necessária “.

Alan Robock, pesquisador da Universidade Rutgers, que modela os efeitos das erupções e que participou de discussões sobre o projeto de resposta rápida disse ao The Times que, embora seja difícil prever, seja o Monte Agung ou não, uma erupção é inevitável.

“Provavelmente será um que você nunca ouviu falar”, disse ele.

Se a humanidade pode jogar Deus com a atmosfera, não é tão claro.

Veja também:

http://realidadesimulada.com/as-piores-formas-de-morrer-segundo-ciencia/

http://realidadesimulada.com/a-morte-de-uma-estrela-estrela-de-neutrons/

http://realidadesimulada.com/inteligencia-artificial-capaz-de-prever-morte/

Fonte:

New York Post