O canal Kurzgesagt revela qual é a droga mais perigosa do mundo. Não é a heroína nem a cocaína
Primeiro, há algumas coisas que você precisa considerar. Se estamos apenas falando sobre substâncias letais, a droga mais mortal é a toxina botulínica, mais conhecida como Botox.
As pessoas usam para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Apenas 0,00000007 gramas disso é suficiente para matar um humano de tamanho médio – na próxima vez que você se preocupar com uma rugas, lembre-se disso.
No entanto…
Conforme explicado no vídeo, uma equipe de cientistas do Reino Unido realizou uma investigação para descobrir quanto dano é causado por 25 diferentes drogas recreativas usando 16 novos parâmetros.
Esses parâmetros também consideraram formas mais amplas de danos físicos, psicológicos e sociais, incluindo o risco de dependência, comprometimento do funcionamento mental e sua associação com atividades criminosas.
Esta análise com vários critérios permitiu avaliar o dano ao usuário individual e o dano aos outros, algo que outras análises não examinaram.
Drogas que causam menos danos
Cogumelo mágico, LSD e Ecstasy. Essas três drogas recreativas tiveram uma taxa de danos relativamente baixa para alguns usuários, enquanto o dano para outros era praticamente inexistente. Embora estas drogas não sejam exatamente inofensivas.
Em termos de danos a um indivíduo, a heroína é a mais perigosa. É fácil desenvolver uma dependência física, apresenta terríveis sintomas de abstinência, causa diretamente inúmeras complicações de saúde e está associada a todos os tipos de problemas sociais.
Crack e cocaína não estava muito atrás da heroína, também colocando um alto risco para o usuário. Logo depois vinha, metanfetaminas, tabaco e anfetaminas.
No entanto, nenhuma dessas drogas foi a mais perigosa no geral. Em relação ao dano geral, o álcool toma o primeiro lugar disparado. Confira o vídeo abaixo para ver por que esse medicamento legalmente aceito é tão perigoso para a saúde.