Ignorar o choro de um bebê pode levar a sérios problemas. O que pode afetar negativamente seu desenvolvimento e bem-estar
Estresse intenso sobre uma criança durante os primeiros meses de vida, pode alterar os sistemas de neurotransmissores do seu cérebro.
levando a mudanças estruturais e de função em seu cérebro. As mudanças são similares a depressão em adultos.
Deixar o bebê chorando sozinho poderia ativar o seu sistema de adrenalina, aumentando assim a agressividade, comportamento impulsivo e violento.
Também pode levar a níveis altíssimos do hormônio do estresse (cortisol). E inibir o desenvolvimento do tecido nervoso no cérebro.
Ignorar um bebê chorando suprime seu crescimento e sistema imunológico. Tornado o bebê mais vulnerável para um número maior de doenças.
Um estudo mostrou que bebês que foram ignorados, não desenvolveram um intelecto saudável e habilidades sociais. E têm dificuldades para controlar as emoções.
Quando os bebês estão fisicamente separados de seus cuidadores, as respostas de dor são ativadas levando a mudanças hormonais.
Mais de 3 horas diárias separado do cuidador pode induzir efeito epigenético, levando ao estresse e aos déficits na função da memória na idade adulta.
Chorar e sorrir são o modo de comunicação das crianças. Os bebês choram e esperneiam por muitas razões, incluem fome e dor, desconforto ou simplesmente um desejo de contato físico.
Assim como sorrir, chorar deve receber uma resposta adequada e positiva para a criança perceber que todos os seus sentimentos são aceitos.
Ignorar bebês chorando envia uma mensagem de que a tristeza e a raiva são inaceitáveis. O que suprime sua emoção ou torna o motivo sempre mais confuso.
Essas são algumas maneiras de acalmar um bebê chorando:
– Amamentação e ajudando-os a gerenciar sua fome
– Recriar sons familiares semelhantes aos que os bebês ouvem no útero
– Criar ambientes calmantes e rotinas de sono para o bebê
– O contato pele a pele estimula a liberação de oxitocina. Que é o hormônio do amor e da ligação.
– O útero é um espaço de constantemente movimento, por isso que os bebês tendem a se acalmar sob certos movimentos.