Cientistas alemães esperam configurar uma rede 4G na Lua, para apoiar a chegada de dois rover lunares planejados para o próximo ano.
A operadora alemã Vodafone anunciou em um comunicado que planeja apoiar uma missão privada de uma equipe alemã conhecida como Part-Time Scientistsl (PTScientists), com a ajuda da Nokia Bell Labs.
Eles estão planejando enviar um Rover para a Lua já no próximo ano. O lançamento das antenas e todo o resto do aparato necessário para fazer a rede funcionar ficará a cargo da SpaceX,
Este é um passo crucial para a exploração sustentável do sistema solar”, afirmou Robert Böhme, CEO e fundador da PTScientists.
“Para que a humanidade deixe o berço da Terra, precisamos desenvolver infra-estruturas além do nosso planeta natal”.
Os cientistas da PTS foram um dos concorrentes no Google Lunar XPRIZE, uma competição para colocar um rover na superfície da Lua, que foi cancelada no mês passado.
Mas eles se retiraram da competição em 2017, em vez disso, buscaram outros investimentos privados para fazer seus sonhos lunares uma realidade.
Juntando-se à montadora Audi, a equipe projetou dois rover lunares para explorar a Lua. O plano é pousar perto do local de pouso da Apollo 17 da NASA, dirigir até ele e retornar com imagens e vídeo em HD para a Terra.
Para se comunicar uns com os outros e para enviar dados de volta à Terra (incluindo uma transmissão de vídeo ao vivo), a Vodafone e a Nokia desenvolverão uma rede compacta para acompanhar a missão.
“Uma rede 4G é altamente eficiente em termos de energia em comparação com o rádio analógico e que será crucial para a Missão para a Lua e é o primeiro passo para a construção de infra-estrutura de comunicações para futuras missões”, afirma o comunicado.
Teoricamente, um astronauta com um telefone pode realmente se conectar a esta rede. E a ideia é que esse sistema poderia ser usado por futuros exploradores – especialmente agora que a NASA está planejando voltar à Lua.
Fonte:
Referências:
https://www.facebook.com/PTScientists