Conheça as estrelas que roubam massa de outras e permanecem jovem

Azuis

Segundo a lenda, os vampiros ficam jovens para toda a eternidade, alimentando-se do sangue dos humano. No espaço, acontece algo parecido.

As estrelas retardatárias azuis ou blue stragglers permanecem jovens por muito mais  tempo do que deveriam. Se você conhece as histórias de vampiros, a razão é a mesma.

Mestre dos Disfarces

Um Aglomerado Globular é um conjunto de estrelas fortemente ligadas gravitacionalmente, fazendo com que tenha uma forma esférica, e com uma alta densidade de estrelas em seu centro (podendo atingir mil estrelas por parsec cúbico).

Sabemos que eles são antigos porque geralmente não poderiam se formar hoje – eles nasceram das enormes nuvens de gás que eram abundantes perto do início do universo.

No que diz respeito às estrelas antigas é que elas quase sempre têm baixa massa, uma vez que as estrelas mais maciças queima mais rápido o seu combustível de hidrogênio.

A cor de uma estrela tem relação com a temperatura em sua superfície. Estrelas não muito quentes (cerca de 3.000 Kelvin) nos parecem avermelhadas.

Já as estrelas amarelas, como o Sol, possuem temperatura em torno dos 6.000 Kelvin; e as mais quentes são brancas ou azuis porque sua temperatura fica acima dos 10.000 Kelvin.  Para simplificar, uma estrela jovem, quente e maciça queima azul; Uma estrela velha, fria e de baixa massa queima vermelho.

Com essa lógica, os agrupamentos globulares que são grupos de estrelas antigas que se formaram mais ou menos ao mesmo tempo, não deveria existir nenhuma estrela azul maciça entre elas. Mas às vezes há.

Várias teorias tem sido propostas para explicar a existência das retardatárias azuis. 

Uma explicação é a de que as retardatárias azuis sejam estrelas de campo que não são de fato membros do aglomerado aos quais pertencem, ou são estrelas de campo que foram capturadas pelo aglomerado.

Mas há poucas evidências para essa explicação, já que as retardatárias azuis costumam ser encontradas bem no centro dos aglomerados aos quais pertencem.

Outra proposta simples  é a de que as retardatárias azuis se formaram mais tarde do que o resto das estrelas do aglomerado.

Elas querem sugar seu hidrogênio

Existem propriedades técnicas sobre essas estrelas que permitem aos astrônomos saberem que não se formaram depois dos outras – são estrelas jovens disfarçadas.

De acordo com um resumo de um estudo publicado no The Astrophysical Journal, “A única maneira de explicar as retardatárias azuis sendo mais brilhante e mais azul … é se eles passaram por algum processo rejuvenescedor”.

Às vezes, é a colisão de duas estrelas, mas na maioria das vezes, é uma estrela que sugam massa e combustível de hidrogênio de outra estrela.

Uma pista que aponta para essa conclusão reside no fato de que as retardatárias azuis aparecem em grupos densamente amontoados, onde as estrelas têm a chance de interagir.

Fonte:

Curiosity

Referências:

http://www.lume.ufrgs.br

http://www.zenite.nu/as-cores-das-estrelas/

http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/B/Blue+Stragglers

http://iopscience.iop.org/article/10.3847/0004-637X/830/2/139

https://news.nationalgeographic.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_retardat%C3%A1ria_azul

[Astronomia]