Os 10 mamíferos mais raros do mundo
Atualmente, existe uma variedade de animais que estão ameaçados de extinção, e poderemos perder a oportunidade de apreciar as suas peculiaridades e belezas raras. Veja alguns desses animais que correm o risco de entrar em extinção:
1 – Vaquita
A Vaquita é o mamífero marinho mais raro do mundo, está à beira da extinção. Esta pequena marsopa só foi descoberta em 1958 e um pouco mais de meio século depois, estão à beira da extinção. As Vaquitas são muitas vezes apanhadas e afogadas nas redes de emalhar usadas pelas operações de pesca ilegal em áreas protegidas do Golfo da Califórnia no México. A população caiu drasticamente nos últimos anos.
O número estimado de indivíduos caiu abaixo de 100, em 2014, de acordo a organização avaaz o número estimado em 2017 é de aproximadamente 30, colocando-a em perigo iminente de extinção.
2 – Lobo Vermelho
Devido a políticas predatórias e à destruição do meio ambiente, o Lobo Vermelho, nativo do sudeste dos Estados Unidos, foi praticamente extinto na década de 1980. Atualmente, existem cerca de 200 indivíduos que vivem em cativeiros e outros 50 que foram reintroduzidos à natureza.
3 – Preá de Santa Catarina
Apesar da fama de se reproduzirem desembestadamente, nem todas as espécies de preás gozam de populações enormes. Muito pelo contrário, aliás. Cavia intermedia recebeu o título de mamífero mais raro do mundo devido à sua distribuição extremamente restrita, ocorrendo apenas nas ilhas Moleques do Sul, 10 km ao sul de Florianópolis, que tem 4 hectares. Estimativas populacionais de 2005 sugerem a existência de apenas cerca de 40 animais adultos.
4 – Leopardo-de-amur
O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo.
A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA).
5 – Gorila da planície ocidental
Este animal (nome científico: Gorilla gorilla gorilla) é uma das duas subespécies do gorila ocidental que vive em florestas primárias e secundárias, além de pântanos da planície, na África Central, em Angola, Camarões, República do Congo, Guiné Equatorial e Gabão.
Pesquisas realizadas desde a década de 1980 sugerem que a caça comercial e os surtos do vírus Ebola estão por trás da queda do número das espécies de gorila na África. Com as últimas epidemias, o número pode ter caído ainda mais.
Atualmente, o Zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, abriga cerca de 550 indivíduos da espécie na sua unidade de conservação, liderando os nascimentos em cativeiro. O pequeno gorila de apenas seis semanas de idade — sexo feminino — da imagem acima clicada por Joel Sartore é um dos nascidos nesse zoológico.
6 – Elefante Asiático
Desde o início do século 20, mais da metade dos indivíduos foi aniquilada pela ação humana. A espécie, que já perdeu grande parte de seu habitat natural, é caçada por comerciantes de marfim e domesticada para fins turísticos em vários países do sudoeste asiático, principalmente na Tailândia. Este elefante da foto nasceu em 2010, no Zoológico de Berlim.
7 – Baleia Azul
A Baleia Azul, o maior animal do mundo, pode desaparecer em breve. A espécie começou a ser dizimada ainda no século 19, quando pescadores desenvolveram equipamentos especializados para a caça de grandes baleias. Atualmente, existem cerca de 10 mil indivíduos em todo o mundo.
8 – Leopardo Persa
O Leopardo Persa é um dos animais com maior risco de extinção no mundo. A espécie, que era comumente encontrada no Oriente Médio (principalmente na Turquia e no Irã), foi dizimada por guerras, traficantes de peles, desmatamentos e atropelamentos.
Atualmente, existem pouco mais de mil indivíduos adultos em todo o planeta. O filhote da foto nasceu em um cativeiro da Itália, em 2011.
9 – Camelo Bactriano
O Camelo Bactriano é um mamífero nativo do leste da África, que está quase extinto por causa da ação humana. O habitat natural animal, em sua maior parte, foi destruído por fazendeiros e mineradores. Atualmente, existem cerca de 700 indivíduos em todo o mundo.
10 – Gorila das Montanhas
O Gorila das Montanhas também pode desaparecer nos próximos anos. Existem apenas 700 indivíduos na natureza. A espécie, comum da África Central, foi dizimada pela ação humana: guerras, doenças, desmatamento e caça.
Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/realidadesimulada/
Referências:
https://www.worldwildlife.org/species/vaquita
https://www.worldwildlife.org/species/javan-rhino
http://scienceblogs.com.br/bessa/2015/04/brasil-ameacado-prea-cavia-intermedia/
Conheça 20 animais que correm risco de extinção