Já se perguntou qual informação o Facebook está mantendo sobre você? Bem, é bem fácil descobrir – mas você pode não gostar do que encontrar.
O Facebook armazena muitas informações sobre você, incluindo imagens, anúncios que você clicou, conversas, documentos compartilhados no Messenger e muito mais.
A rede social não está sozinha em fazer isso, no entanto. O Google, por exemplo, também sabe muito.
Então, Nick Whigham, repórter da New Zealand Herald, decidiu descobrir o quanto o Facebook sabia sobre ele. Ele ficou surpreso ao descobrir que havia coletado uma enorme quantidade de dados, alguns dos quais ele nem sabia que existiam.
“É uma sensação estranha pensar que, de certa forma, o Facebook conhece você melhor do que você mesmo.”
O site também armazena dados de reconhecimento facial, nomes e números da sua lista de contatos, onde você esteve na Internet e muito mais.
O site também armazena dados de reconhecimento facial, nomes e números da sua lista de contatos, onde você esteve na Internet e muito mais.
Você pode descobrir o cache de dados que o Facebook tem de você com bastante facilidade. Tudo o que você precisa fazer é clicar no pequeno triângulo “para baixo” no canto superior direito de qualquer página do Facebook.
A partir daí, clique em Configurações, vá para a guia Geral e clique em “Fazer o download de uma cópia dos seus dados do Facebook” na parte inferior. Depois de mais ou menos uma hora, você receberá um e-mail informando que seus dados estão prontos para download.
O Facebook argumentou anteriormente que faz isso – abertamente, não em segredo – para manter a plataforma livre. Alguns podem estar confortáveis com isso, outros não.
“Trabalhamos com empresas terceirizadas que nos ajudam a fornecer e melhorar nossos serviços ou que usam publicidade ou produtos relacionados, o que torna possível operar nossas empresas e fornecer serviços gratuitos para pessoas em todo o mundo”, observa o Facebook em sua política de dados.