Esses são os maiores meteoritos já descobertos na superfície da Terra

Esses são os maiores meteoritos já descobertos na superfície da Terra

Aqui estão os maiores meteoritos já descobertos na superfície da Terra

Muitas vezes, quando as rochas que rondam o espaço explodem em direção à Terra, acabam sendo destruídas na atmosfera antes mesmo de nos alcançar.

Mas algumas rochas sortudas conseguem viajar e aterrissar na Terra como meteoritos. Nesta lista, do ScienceAlert, confira, os seis maiores meteoritos que já caíram na Terra em toda a história.

O Willamette é o maior meteorito já encontrado nos Estados Unidos, com 7,8m² de comprimento e pesando 15,5 toneladas. Ele é composto basicamente por ferro e níquel, e foi adquirido pelo Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, em 1906.

Mbozi

O Mbozi é um meteorito que foi descoberto em 1930 na Tanzânia. Possui três metros de comprimento e estima-se que pese 25 toneladas – quase o dobro de Willamette. Durante algum tempo, o povo da Tanzânia considerou Mbozi uma pedra sagrada, chamando-a de kimondo.

Cape York

O terceiro maior meteorito da história é o de Cape York, que colidiu com a Terra há 10 mil anos. Conhecido por alguns como ‘Agpalilik’, foi descoberto na Groenlândia em 1993, e pesa 20 toneladas. Atualmente, ele está sendo exposto no Museu Geológico da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Bacubirito

O Bacubirito é o meteorito mais largo já encontrado no México, e pesa quase o mesmo que o de Cape York. Ele foi descoberto em 1863 pelo geólogo Gilbert Ellis Bailey, em Ranchito, perto da cidade de Sinaloa de Leyva.

Trata-se de um meteorito de 20 toneladas, que mede 4,25 metro de comprimento, 2 metros de largura e 1,75 metros de altura. Está em exposição no Centro de Ciências de Sinaloa.

El Chaco

El Chaco é o segundo maior meteorito da Terra, pesando quase o dobro do Bacubirito. E vale a pena ressaltar que estamos falando de apenas um fragmento do meteorito. Um grupo de meteoritos chamado “Campo del Cielo” foi responsável por uma cratera de 60 km² na Argentina.

Um dos fragmentos, El Chaco, é o segundo maior meteorito já descoberto na Terra, pesando 37 toneladas. Foi encontrado em 1969, cinco metros abaixo do solo, utilizando um detector de metal.

Em 1990, o caçador de meteoritos Robert Haag planejava roubar El Chaco, mas acabou sendo pego pela polícia argentina. Outro fragmento foi removido do solo em 2016.

Hoba

Mas o maior meteorito do mundo é o Hoba, essa monstruosidade que você vê na foto. Foi localizado na Namíbia, e jamais foi removido. Possui 60 toneladas, e trata-se da maior peça de ferro de ocorrência natural já conhecida na superfície na Terra, com 6,5m².

Acredita-se que tenha caído em nosso planeta há 80 mil anos, e desde então nunca foi movido, por conta do seu tamanho colossal.

Traduzido e adaptado por Leonardo Ambrosio.

[Espaço]