O maior eclipse lunar do século acontecerá em breve

Eclipse

Em alguns meses veremos o maior eclipse lunar total deste século. O fenômeno é causado quando a Lua passa pela sombra da Terra, conhecida como umbra. Isso ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados.

É como um eclipse solar total, mas desta vez somos nós que eclipsamos o Sol, e somos muito maiores, então a Lua inteira está envolta em sombras.

E em 27 de julho de 2018, teremos um eclipse lunar total que durará uma hora e 43 minutos, será visível na maior parte da África, Oriente Médio, Índia, Austrália, Europa e também no Brasil. Este eclipse lunar total é especialmente longo porque a Lua passará quase pelo centro da umbra.

A posição da Terra em sua órbita também desempenha um fator. Em 27 de julho, a Terra estará em seu ponto mais distante do Sol, conhecido como seu apogeu, o que significa que ela lança uma sombra maior. E na mesma data, a Lua estará em seu ponto mais distante em sua órbita mensal ao redor da Terra, conhecida como apogeu lunar. Combinados nos dão um eclipse especialmente longo.

Durante um eclipse lunar total, a Lua não fica apenas escura. Ela realmente fica vermelha, porque a luz do Sol atingindo sua superfície é refratada pela atmosfera da Terra, já que ela tem mais ar para percorrer.

É semelhante a como os amanheceres e entardeceres aparecem vermelhos em nosso céu.

No Brasil, o eclipse inciará no nascer da Lua com o astro já eclipsado. O horário varia um pouco de acordo com a região que você mora, mas o satélite nascerá por volta das 17h30min e o eclipse durará até 19h15min.

Fonte:

[IFLS]

Mistérios do Espaço

Leia também:

Este buraco negro engole um Sol a cada dois dias

Agora você pode ouvir a “música” feita pelo giro da Via Láctea