Agora é realidade: teremos helicópteros em Marte

(Foto: NASA)

Vem aí o ‘Martecóptero’

NASA tem um belo histórico de ser a primeira em várias frentes tecnológicas. Para começar foi a primeira (e única por enquanto) agência a projetar uma nave que levasse seres humanos até a Lua e os trouxesse de volta.

A primeira a mapear Vênus e Plutão e a primeira a mandar uma nave para fora do Sistema Solar, por exemplo.

Depois de ser a primeira e de novo a única por enquanto a passear na superfície de um planeta com o jipinho Sojouner em Marte, a NASAplaneja fazer o primeiro artefato humano a voar no planeta vermelho. E trata-se de um helicóptero!

Mais do que aumentar a coleção de ‘primeiros a fazer’, a agência espacial norte-americana pretende testar novas tecnologias e novas estratégias de pesquisa em outros planetas.

A ideia é embarcar um pequeno helicóptero junto com o próximo jipe marciano, o Mars 2020 que deverá ser lançado em julho de 2020.

Depois de pegar carona na barriga do jipe, o brinquedinho vai ser cuidadosamente depositado no solo marciano e realizar uma bateria de testes para verificar sua integridade.

Após se afastar, o jipe deve transmitir uma série de comandos que devem fazer o helicóptero entrar em operação. O primeiro voo da engenhoca deve ser vertical apenas, pairando a uma altura de 3 metros por 30 segundos.

 Depois disso ele pousa e um verdadeiro checkup de suas condições será feito.

Mas qual a utilidade de se fazer voar um helicóptero em Marte?

A ideia aqui é testar várias tecnologias e procedimentos para futuras missões. Por exemplo, fazer voar qualquer coisa em Marte é, por si só, um desafio.

A atmosfera marciana é muito menos densa que a da Terra. Para se ter uma ideia, na superfície marciana a atmosfera é equivalente à atmosfera terrestre a uma altura de 30 mil metros!

Essa altitude só é alcançada por balões estratosféricos ou foguetes, nenhum helicóptero ou avião consegue voar assim tão alto.

Fonte:

https://g1.globo.com/