Imaginamos que você jamais parou para pensar no que é essa membrana rosada no canto dos nossos olhos. De fato, essa estrutura passa desapercebida e parece não ter nenhuma função significativa para nós.
Aliás se você procurar imagens da anatomia externo do olho humano, dificilmente essa estrutura será apontada no esquema.
Plica semilunaris
O nome disso é “prega semilunar” ou “plica semilunaris”, uma pequena dobra da conjuntiva no canto interno do olho. Sua função é importante para nossos olhos.
Acredita-se que essa área do olho seja uma parte remanescente de nossa história evolutiva, quando tínhamos uma pálpebra extra que saía dessa área
Embora não tenhamos mais uma terceira pálpebra sobressalente que possa deslizar horizontalmente em nossos olhos, répteis, anfíbios, peixes, aves e alguns mamíferos, como ursos polares e focas, ainda possuem essa interessante estrutura translúcida, cujo termo técnico é “membrana nictitante”.
Nestes animais, sua função é limpar e proteger os olhos, como ocorre com nossas pálpebras. Nos animais, ela também é usada para proteger os olhos do sol ou de outras fontes de luz, agindo como um “óculos de sol” ou “óculos aquático”.
Cientistas acreditam que a presença dessa forma crescente rosa no canto dos nossos olhos é prova de que evoluímos de criaturas que uma vez possuíam uma membrana nictitante funcional.
Nós mantivemos esse órgão vestigial praticamente sem uso, já que as condições do ambiente e a seleção natural mostrou que não havia a necessidade de usá-la ao decorrer do tempo.
A plica semilunaris é extremamente útil para manter a drenagem dos olhos e permitir que eles se mantenham úmidos. Essa área pode contribuir para a produção de secreções porque é rica em células caliciformes, que produzem muco.
Tanto o canalículo lacrimal como a plica semilunaris contêm células que permitem secretar elementos que contribuem para a produção das lágrimas e da lubrificação protetora dos olhos, mantendo-os úmidos e saudáveis.
Mas seria a plica semilunaris um remanescente de uma terceira pálpebra? Disso não sabemos exatamente, mas com certeza seria muito interessante ter óculos de sol e aquáticos embutidos, não é mesmo?