Uma das características mais marcantes dos ursos pandas — além de sua fofurice extrema — é justamente sua pelagem preta e branca, não é mesmo?
No entanto, por incrível que pareça, existe um exemplar que, ao contrário de todos os animais conhecidos de sua espécie, em vez de apresentar as cores convencionais, tem os pelos marrons e brancos, e isso o torna especialmente único.
As cores diferentes do urso panda Qizai não foram muito bem aceitas por outros membros de sua espécie.
Sua mãe o abandonou na reserva natural em que ele nasceu e os ursos pretos e brancos costumavam roubar sua comida quando ele era mais novo. Mas hoje ele vive bem mais tranquilo.
Ela tinha a pelagem convencional, preta e branca, e os tratadores do panda marrom não sabem ainda o motivo de ele ter os pelos de cor diferente.
Os especialistas acreditam que provavelmente se trata de uma mutação genética, mas deverão conduzir testes para comprovar sua suspeita.
He Xin, o responsável por cuidar de Qizai na Foping Panda Valley, onde ele vive há dois anos, conta que ele é “mais lento que outros pandas, mas também mais fofo”. O cuidador descreve o animal como “gentil, divertido e adorável” e conta que ele vive em uma área separada da dos outros ursos.
Qizai tem sete anos, pesa mais de 100 kg e come cerca de 20 kg de bambu todos os dias.
Atualmente, Qizai vive em uma reserva natural na China chamada Foping Panda Valley e conta com um cuidador dedicado só para ele. Nesse paraíso dos pandas, Qizai passa os dias comendo bambu — uns 20 quilos diários, apenas.
E agora os especialistas estão buscando uma ursinha para que o casal possa acasalar e ter filhotes — marronzinhos, se houver sorte!