O que é poluição luminosa?
Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pela luz excessiva ou obstrutiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica.
O impacto da poluição luminosa
O impacto da poluição luminosa começou a ser mais conhecido com a pressão de astrônomos amadores dos Estados Unidos na década de 1980. Eles reclamavam da perda de visibilidade quando tentavam observar estrelas.
A poluição luminosa pode ser dividida em vários tipos.
Brilho do céu (sky glow)
É o brilho do céu à noite ou em partes dele. Sua causa mais comum são luzes artificiais que emitem poluição luminosa acumulada e que podem ser vistas a quilômetros de distância do espaço.
Luz intrusa (light trespass)
Excesso de iluminação (over illumination)
É o uso excessivo da luz gerando desperdício de energia. Nos Estados Unidos, excesso de iluminação é responsável por um desperdício aproximado de 2 milhões de barris de petróleo por dia.
Ofuscamento (glare)
Ocorre quando a luz excessiva não é protegida propriamente e brilha de forma horizontal, diminuindo a visibilidade, causando desconforto e até cegueira momentânea. Um exemplo disso ocorre quando um carro trafega com faróis altos na direção contrária à nossa.
Desordem (light clutter)
Grupos excessivos de luzes que podem gerar confusão, distração de obstáculos e causam acidentes. Desordem pode ser observada em estradas em que as luzes são mal posicionadas e acabam por distrair ou atrapalhar os motoristas, contribuindo para a ocorrência de acidentes.
Assista ao vídeo :
Fonte:https://goo.gl/mEkpEd