Imagine só como é que a Terra se parece quando vista por alguém que está, digamos, em Vênus.: a NASA divulgou imagens registradas em 25 de setembro por um instrumento que está a bordo da Sonda Solar Parker (Parker Solar Probe). Em uma delas, o nosso planeta aparece à distância.
Lançada em agosto desse ano, a sonda já está próxima à órbita de Vênus. Foram divulgadas duas imagens registradas por dois instrumentos acoplados à ela e que estão apontando para posições diferentes.
O telescópio interno produziu a imagem da esquerda, enquanto o telescópio externo produziu a da direita, na qual é possível ver a Terra como uma grande bola de luz quase ao centro da figura. Vale lembrar que no momento em que a imagem foi tirada, a Parker estava a cerca de 27 milhões de quilômetros do nosso planeta.
A agência espacial norte-americana explica que a imagem à direita também traz o reflexo da lente na parte central da imagem em razão do forte brilho vindo da Terra.
No futuro, os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito também acontecerá quando forem registradas imagens de Vênus e de Mercúrio, mas explicam que isso não afetará a operação da sonda.
A NASA também divulgou uma imagem, onde aparece, com zoom, uma leve protuberância no lado direito da Terra. Isso no caso, é a Lua, que aparece com sua metade escondida.
Sonda Solar Parker
A sonda a é o objeto mais veloz já construído pelo homem, e tem como objetivo chegar o mais próximo possível do Sol. A previsão é que ela se desloque a uma velocidade de 690.000 km/h e chegue a uma distância de 6,12 milhões de quilômetros da superfície da grande bola de fogo.
Após cruzar parte dos 149 milhões de quilômetros que separam a Terra do Sol, a sonda realizará 25 voltas ao redor da estrela, em uma missão que tem previsão de término para 2025.
Fonte:
https://revistagalileu.globo.com/