5 grandes mistérios que a física ainda não conseguiu resolver

5 grandes mistérios que a física ainda não conseguiu resolver

Apesar dos progressos notáveis das ciências exatas nas últimas décadas, ainda faltam muitos mistérios a ser resolvidos. Abaixo, seguem cinco grandes enigmas da física contemporânea:

1. Entropia

Embora se acredite que há grandes quantidades de desordem ou entropia no Universo, isso contrasta com os altos níveis de ordem que a matéria teria tido nas origens do Cosmos.

Ainda não há resposta para isso.

Matéria escura

Getty Images
Getty Images

Assim é chamada a matéria sem luz que não emite nem absorve radiação. Por esse motivo, ela nunca pôde ser vista, embora os cientistas tenham detectado várias vezes seu efeito gravitacional.

Muitos especialistas acreditam que ela é composta de partículas massivas que interagem muito fracamente entre elas e, precisamente por isso, nunca foram detectadas.

Energia escura

Acredita-se que essa energia, que nunca foi detectada, poderia estar presente em 70% do Universo, gerando uma pressão que tende a acelerar sua expansão apesar da força gravitacional de atração.

Inflação cósmica

Getty Images
Getty Images

Para explicar alguns enigmas deixados pela teoria do Big Bang, os físicos criaram um conjunto de teorias que chamaram de inflação cósmica.

Dessa forma, eles explicaram como o universo expandiu-se uniformemente e muito rapidamente 13,8 bilhões de anos atrás.  Se olharmos para o universo, podemos ver uma esfera que parece se estender igualmente em todas as direções.

Parecia ter uma temperatura uniforme e isso era algo que os cientistas não conseguiam entender. Como duas partes distantes do universo podem ter a mesma temperatura e densidade sem ter estado em contato?

A inflação cósmica explica isso.

5. Universos paralelos

Nada nos assegura que o universo em que vivemos e o que observamos (o universo visível) é o único que existe. Aparentemente, o espaço-tempo é uma extensão plana infinita e não curvada.

Muitos cientistas apoiam a hipótese de que é possível que o que chamamos de universo seja apenas um entre espaços infinitos.

Fonte:

BBC