“Mundos aquáticos, são incrivelmente comuns na nossa galáxia, a Via Láctea, sugere um novo estudo.
Exoplanetas de tamanho intermediário, ou seja, aqueles que são de 2 a 4 vezes maiores que a Terra, tendem a abrigar uma grande quantidade de água, de acordo com uma nova pesquisa.
De fato, alguns desses mundos exóticos têm provavelmente 50% da sua massa de água, só por comparação na Terra, somente 0.02% da massa do planeta é de água.
Mas calma…
Mundos de água, não quer dizer água no estado líquido. Muitos destes planetas terão temperaturas à superfície na ordem dos 200ºC a 500ºC.
Ou seja, estes planetas estarão cobertos por uma espessa atmosfera de vapor de água. E poderão, ou não, ter uma camada de água líquida por baixo.
No entanto…
Note-se no entanto, que estes estudos são teóricos, baseados em simulações do potencial interior dos planetas.
Não existem evidências observacionais para estas conclusões.
Um outro estudo, baseado em simulações computacionais, mostrou que é possível estes mundos de água se manterem estáveis durante milhares de milhões de anos, o que favorece a formação e desenvolvimento de vida.
Futuro
A missão TESS da NASA, lançada em Abril de 2018 e que já começou suas investigações científicas, provavelmente encontrará muitos desses mundos aquático.
E o Telescópio Espacial James Webb, que está programado para ser lançado em 2021, será capaz de caracterizar a atmosfera de alguns desses mundos.