Bill Gates fez estas previsões em 1999 e todas elas se tornaram realidade

Bill Gates

Bill Gates não é somente um bilionário filantropo e respeitado pioneiro da tecnologia.

Acontece que ele fez uma série de previsões, quase 20 anos atrás, que eram assustadoramente inovadoras. Talvez ele seja um viajante do tempo, ou simplesmente brilhante, mas você pode decidir isso por si mesmo.

As previsões das quais estamos falando estão no livro “A Empresa na Velocidade do Pensamento”, publicado por Gates em 1999.

Enquanto muitas das informações no texto não são mais relevantes hoje, é curioso notar como o guru tecnológico tinha insights inovadores que se revelaram verdadeiros:

1. “Serviços automatizados de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam os preços em vários sites”

Aplicativos e sites que comparam tudo, desde preços de livros até voos, já existem há um bom tempo.

2. “As pessoas carregarão pequenos dispositivos que lhes permitirão manter contato constantemente e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam”

Os celulares de 1999 estavam longe dessa descrição, mas smartphones se tornaram uma parte essencial da vida de muitas pessoas hoje.B

3. “As pessoas pagarão suas contas, cuidarão de suas finanças e se comunicarão com seus médicos pela internet”

Serviços de banco online são extremamente comuns. Algumas plataformas também já permitem comunicação com médicos, como o WebMD.

4. “Acompanhantes pessoais’ serão desenvolvidos. Eles vão se conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de maneira inteligente, estejam em casa ou no escritório”

Essa previsão foi uma das que demorou mais para se concretizar, mas dispositivos como o Amazon Alexa e o Google Home foram criados justamente para conectar vários dispositivos em uma casa.

5. “Imagens de vídeo constantes de sua casa se tornarão comuns, o que o informará quando alguém te visitar e você não estiver lá”

Muitas pessoas possuem câmeras de segurança em suas casas ou negócios, de fato.

6. “Sites privados para amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos”

Essa previsão soa como uma mídia social. Mesmo que não seja exclusiva, é possível ter uma experiência única e personalizada, como grupos no Facebook ou WhatsApp.

7. “Software que sabe quando você reservou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no destino”

O Google está por toda parte, às vezes de forma assustadora. Basicamente, os serviços online sabem quase tudo sobre nós hoje em dia, inclusive para onde vamos viajar.

8. “Enquanto você assiste a uma competição esportiva na televisão, serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo”

Com certeza, os programas esportivos se tornaram muito interativos, muitas vezes engajando espectadores por redes sociais como o Twitter e etc.

9. “Os dispositivos terão publicidade inteligente. Eles conhecerão suas tendências de compra”

Mais uma vez, Google. Quem já pesquisou qualquer produto nesse motor de busca sabe que vai receber inúmeras propagandas do mesmo por semanas.

10. “A transmissão de televisão incluirá links para websites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo”

Realmente, programas de TV constantemente direcionam os espectadores a se engajarem nas mídias sociais, conforme já comentamos acima, ou a conferir links e sites relacionados à programação.B

11. “Residentes de cidades e países poderão ter discussões baseadas na internet sobre questões que os afetam, como a política local”

De fato, quase todos os governos possuem plataformas e canais de comunicação pela internet.

12. “As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim pelo seu interesse”

Interesses que costumavam ocupar pequenos nichos se tornaram mais amplos porque não estão mais restringidos a um local. A internet permite que pessoas com mesmos gostos e ideias se conectem através de comunidades online.

13. “Os gerentes de projeto que desejam montar uma equipe poderão descrever o que querem online e receber recomendações para pessoas disponíveis que atendem às suas necessidades”

Serviços como o LinkedIn já fornecem essa interação entre candidatos a empregos e empregadores, oferecendo diversas informações que vão além de currículos físicos.

14. “Da mesma forma, pessoas que procuram trabalho poderão encontrar oportunidades de emprego online declarando seus interesses, necessidades e habilidades especializadas”

Quando foi a última vez que você se candidatou a um emprego sem envolver e-mail, redes sociais, aplicativos online ou provas e entrevistas online?

15. “As empresas poderão receber ofertas de serviços, quer estejam procurando por um projeto de construção, uma produção cinematográfica ou uma campanha publicitária”

Essa previsão tem mais a ver com o modo como a economia funciona. De fato, está se tornando comum em várias profissões o trabalho autônomo ou freelancer. Isso significa que contratos independentes são pagos para trabalhos específicos, em vez de período integral.

[HYPESCIENCE]

Leia também:

Conheça Vantablack, o material mais escuro do mundo!