Sobrenome, apelido ou nome de família é a porção do nome do indivíduo que está relacionada com a sua ascendência. Está intimamente ligado ao estudo genealógico.
O sobrenome português, vem dos termos árabes “a” (al) “mesa” (meida). No sentido geográfico, significa algo como “planalto”, ou “solo plano”.
Um dos registros mais antigos é de João Fernandes de Almeida, que em 1258 fundou uma aldeia com esse nome, na região de Azurara da Beira (que hoje é a cidade portuguesa de Mangualde).
Através de um site você pode ver o número de pessoas que partilham do mesmo sobrenome que o seu.
Ferramenta diz analisar os nomes de 1,6 bilhão de pessoas – e também explica o significado dos sobrenomes mais comuns.
Já parou para pensar quantas pessoas no mundo carregam o mesmo sobrenome que o seu? E de onde ele veio? Qual é o país no mundo em que ele é mais popular?
Utilizando do dados coletados em diferentes países, o site Forebears indica onde estão os maiores agrupamentos de pessoas com os mesmos sobrenomes.
Basta apenas digitar o seu sobrenome no campo “Enter a Surename”, ser direcionado para uma nova página e ver o número de pessoas que partilham do mesmo resultado.
Segundo o site, no Brasil os sobrenomes mais populares são Silva, mais de cinco milhões de indivíduos, e Souza com quase quatro milhões de pessoas.
Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário.
[Livros com até 70% de desconto na Amazon]