Você já se perguntou como os animais enxergam o mundo?
Será que a visão deles é parecida com a nossa? Será que é mais privilegiada ou menos eficiente que a nossa? Se você sempre quiser descobrir essas coisas, essa é sua grande oportunidade.
Como você vai ver na lista abaixo, cada animal vê o mundo de uma maneira diferentes. Segundo testes e estudos científicos, dependendo da espécie, alguns bichos são capazes até mesmo de enxergar cores que não vemos e a luz ultravioleta.
Mas, obviamente, existem desvantagens na visão de alguns animais. Muitos deles não conseguem ver as cores como elas realmente são e tem aqueles que também não conseguem enxergar durante o dia e se orientam apenas por noções de movimento. Esse último, aliás, é o caso das cobras.
Abaixo é possível conhecer, detalhadamente, um pouco mais sobre como os animais enxergam tudo à sua volta. Com certeza, você não imaginava metade da realidade como ela é.
1. Gatos e cachorros
Como indicam estudos, os cães e os gatos têm a visão muito mais fraca que a nossa e não são sensíveis à grande parte dos tons existentes por aí.
Ou seja, eles enxerga de o mundo menos colorido. Mas, em compensação, eles têm uma visão noturna invejável, contam com uma ótima noção de perspectiva, profundidade e movimento.
2. Peixes
Outra coisa interessante sobre como animais enxergam é descobrir que alguns deles podem ver a luz ultravioleta. Esse é o caso dos peixes, por exemplo, que são sensíveis a esse tipo de luz e, de quebra, ainda vêem tudo em outros tamanhos, mais ou menos do jeito da foto.
3. Aves
Explicando de uma forma mais simples, as aves contam com uma visão mais aguda que a humana. Mas, claro, isso depende muito da espécie.
As aves noturnas, por exemplo, enxergam melhor quando não há luz. As diurnas, por outro lado, enxergam tons de cores e luzes ultravioleta que os humanos não podem ver.
4. Cobras
Outros animais que não enxergam muito bem são as cobras, porém, à noite, elas podem ver a radiação térmica. Aliás, segundo estudiosos, elas conseguem ver a radiação 10 vezes melhor que os dispositivos infravermelhos modernos, usados pelo exército, por exemplo.
Na luz do sol, por outro lado, elas reagem mesmo ao movimento. Se a presa se mexe, ou quando se sentem ameaçadas, elas atacam.
5. Ratos
Se existe um ponto interessante em descobrir como os animais enxergam é saber que, em alguns casos, cada olho deles se mexe separadamente. Dá para imaginar em como isso deve ser psicodélico?
Com os ratos, por exemplo, eles vêem duas imagens ao mesmo tempo. Além disso, para eles o mundo é mais borrado e lento, com tons azulados e esverdeados.
6. Vacas
Outros bichos que enxergam as coisas completamente diferentes de nós são os bovinos. As vacas, aliás, não vêem o verde. Para elas, tudo está em tons de laranja e vermelho. Elas também percebem tudo de uma forma aumentada.
7. Cavalos
Por contar com olhos laterais, o cavalos contam com uma espécie de ajuda extra contra os perigos. A desvantagem é que eles nem sempre conseguem ver o que está a frente. Sobre os tons, o mundo é um tanto mais pálido para o equinos.
8. Abelhas
As abelhas também têm uma visão distorcida da luz e das cores. Elas conseguem perceber a luz três vezes mais rápido que o ser humano e enxergam também os raios ultravioleta, o que é impossível para nós.
9. Moscas
Por contarem com olhos compostos, as moscas vêem as coisas como se fossem constituídas de milhares de pequenos quadros ou retalhos. Os pequenos olhos delas também enxergam a luz ultravioleta e tudo parece mais lento para elas.
10. Tubarões
Eles não enxergam as cores, mas, em compensação, têm uma grande sensibilidade debaixo d’água. Qualquer mínimo movimento dentro nas proximidades é captado pelos sentidos e pela visão dos tubarões.