Esse tubarão pré-histórico tinha uma “motosserra” na boca

Tubarão motosserra

Pior que encontrar um tubarão seria encontrar um tubarão pré-histórico.

Tubarão é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.

Hoje vivem várias espécies entre nós e certamente a os tubarões tem uma fama completamente merecida, pois eles são bem temidos por seres vivos que vivem dentro e fora da água.

Bom, poucas coisas seriam mais assustadoras do que encontrar um tubarão enquanto se nada no mar, mas uma delas seria um tubarão pré-histórico.

Se encontrar um tubarão branco já deve ser aterrorizante, imaginem encontrar um tubarão com uma serra circular na boca!?

Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience
Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience

Esse tubarão, cujo seu nome significa ‘serra em espiral’, era um gênero de peixe cartilaginoso da ordem dos Eugeneodontiformes, bem parecido com os tubarões que existem hoje em dia.

Ele viveu pela primeira vez nos oceanos na época do Carbonífero Superior e sobreviveu à extinção em massa do Permiano-Triássico. Mas o animal acabou sendo extinto no Triássico Superior há cerca de 225 milhões de anos.

O mais assustador desse animal, além dos seus dentes, é que os especialistas estimam que ele deveria chegar aos 7 metros de comprimento e 380 kg.

Caso fosse possível enfrentá-lo, ainda teríamos que lidar com uma fileira de dentes colocados lado a lado em várias linhas, algo semelhante a uma serra circular.

Conheça mais alguns animais com os dentes muito medonhos

Babirusa

Esse gigante nada simpático é nativo da Indonésia e costuma utilizar esses dentes imensos para atacar, já que, como se não bastassem essas presas à mostra, o danado possui dentes no interior da boca, meio vampirescos. Melhor não chegar muito perto.

Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience
Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience

Veado-dente-de-sabre

Não, não existem apenas tigres com esse tipo de dentição. Esses veados são nativos da Eurásia e costumam usar os dentes imensos na luta contra machos da mesma espécie. Coitado de quem comprar briga…

Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience
Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience

Cachorra

Não é história de pescador! Esse peixe, conhecido como cachorra ou payara, existe mesmo, tem esses enormes dentes – que medem até 10 cm e permanecem escondidos, dentro da boca – e mede mais de 1 metro.

Ele é encontrado na Amazônia e seu método de ataque consiste em perfurar os órgãos de suas vítimas antes de engoli-las por inteiro.

Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience
Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience

[Mega Curioso]

Leia também:

Coisas que você provavelmente não sabe sobre as tatuagens