Pulsares são possivelmente o objeto mais útil no céu.
Estrelas mortas, girando incrivelmente rápido e emitindo um feixe de radiação de seus pólos, muitas vezes em escalas precisas de milissegundos. É essa pulsação incrivelmente precisa que os torna tão incríveis.
Nós os usamos para calcular distâncias, para entender o meio interestelar, para sondar o espaço – tempo curvo ao redor de um buraco negro. Nós poderíamos usá-los como um GPS para navegar pelas estrelas .
Em homenagem a esses objetos incríveis, a Roscosmo montou um vídeo, traduzindo a frequência do sinal em ondas sonoras, com base em dados do telescópio espacial Spektr-R da Roscosmos.
A música percorre por 10 pulsares diferentes e depois os combina em uma interpretação gloriosa de um pequeno segmento do céu noturno.
“A música dos pulsares, é baseada em dados do telescópio espacial Spektr-R e do projeto RadioAstron.
Um pulsar é uma estrela de nêutrons de ultra alta densidade, o remanescente de uma explosão de supernova. Sinais de pulsares podem ser usados como temporizadores e pontos de navegação para satélites.
O Spektr-R é um observatório espacial lançado em 2011. Ele trabalhou em órbita por oito anos, superando o período de garantia 2,5 vezes.
O projeto RadioAstron fez uma contribuição significativa para o estudo dos pulsares”.