Saturno é o sexto planeta do Sol e segundo maior planeta do Sistema Solar em termos de diâmetro e massa. Ele conta com uma massa equivalente a 95 vezes a massa do nosso planeta e é apenas menos massivo do que Júpiter, o maior dos nossos “vizinhos”.
Porém, esse planeta sempre chamou a atenção dos astrônomos pelo seu fabuloso sistema de anéis, que foi observado pela primeira vez em 1610 pelo astrônomo Galileo Galilei.
Mas o que mais sabemos sobre esse gigante gasoso?
Saturno poderia flutuar no oceano
Como sabemos se um corpo flutua ou não dentro de um fluido? É simples! Basta comparar a densidade do corpo e do fluido. Se a densidade do fluido for maior, o corpo flutua. Porém, se a densidade do corpo for maior, o corpo afunda.
A densidade de um objeto é calculada como a razão entre a sua massa e o seu volume. Tá, mas o que Saturno tem a ver com isso? A sua densidade vale 687 Kg/m³.
Em contrapartida, a densidade da água vale 997 kg/m³. Logo, se encontrássemos uma piscina grande o suficiente para alocar esse planeta, ele flutuaria sobre as águas.
Isso ocorre pois esse planeta, assim como Júpiter, Urano e Netuno, é composto quase que inteiramente de gases.
Mais curiosidades:
Saturno é o nome romano para o deus Cronos, o senhor dos Titãs na mitologia grega. Por conta disso, a maioria de suas mais de 60 luas foi batizada com os nomes de titãs e de seus descendentes.
Seu nome deu origem à palavra “saturday”, que, como você sabe, significa sábado em inglês.
Saturno é o planeta mais distante da Terra que ainda é visível a olho nu, mas seus famosos anéis somente podem ser observados através de telescópios. [Astronomia] [Biologia]