Este site mostra onde sua casa estaria na Terra há 750 milhões de anos

Terra há 750 milhões de anos

A Terra tem 4,5 bilhões de anos e, nesse período, sofreu algumas transformações. Hoje, reconhecemos sete continentes, mas 240 milhões de anos atrás, havia apenas um – uma massa de terra gigante chamada Pangeia.

Pangeia é apenas um dos três supercontinentes (os outros sendo Nuna ou Columbia, e Rodinia) que enfeitaram a Terra em algum momento ou outro, e é improvável que seja o último.

Os geólogos acreditam que existe um ciclo regular de supercontinentes, em que massas de terra rotineiramente se desintegram e se juntam novamente ao longo de milhões e bilhões de anos.

Na verdade, os especialistas preveem que o próximo supercontinente se formará nos próximos 50 a 200 milhões de anos – e eles o chamam de Amasia.

Isso nos leva a Ian Webster, um cientista da computação que trabalha para o banco de dados de asteroides Asterank em Mountain View, Califórnia.

Webster desenvolveu um globo 3D digital (“Ancient Earth”) usando dados que permitem ver exatamente como o mundo mudou nos últimos 750 milhões de anos.

Melhor ainda, o programa dá a você a opção de digitar o nome da sua cidade para ver onde ela ficaria há 750 milhões de anos.

Isso inclui o Período Ediacarano há 600 milhões de anos – quando a vida multicelular estava apenas começando a aparecer nos oceanos do mundo, o Período Devoniano há 400 milhões de anos – quando os insetos e tetrápodes dominavam e o Período Jurássico há 170 milhões de anos.

Se você quiser ver como era a aparência da Terra quando os insetos apareceram pela primeira vez, você pode.

Existe um menu suspenso que permite saltar para eventos de destaque como a “primeira vida multicelular”, as “primeiras plantas terrestres” e os “primeiros hominídeos”.

Aqui está uma prévia:

Terra

600 milhões de anos atrás – a primeira vida multicelular: Os primeiros sinais da vida multicelular começam a emergir no mar durante o Período Ediacarano.

430 milhões de anos atrás – as primeiras usinas terrestres: Passam quase 200 milhões de anos no futuro e as primeiras usinas terrestres emergem no litoral. Segue-se um evento de extinção em massa que destruiu quase metade da vida marinha.

Acesse o site do projeto através deste link.

Fonte:

[IFLS]

[Geografia]