A maior bateria de Íons de Lítio do mundo
O Projeto Powerpack, uma unidade autônoma e normalmente transportável que armazena e fornece energia elétrica, se concretizou pela primeira vez, sul australiano da Tesla, a maior bateria de iões de lítio do mundo, foi lançado no final do ano passado.
A bateria do tamanho de uma fazenda já não está só provando ser uma peça incrível de tecnologia, também pode ser um investimento excepcionalmente sábio para o CEO da Tesla, Elon Musk.
Em apenas alguns dias, o Projeto Powerpack pode ter feito cerca de US $ 1 milhão (US $ 810.000) no mercado atacadista de eletricidade, de acordo com uma estimativa do site de notícias de energia limpa australiana RenewEconomy. Considerando que o projeto custou cerca de US $ 50 milhões para a criação, esse é um rendimento notável de algumas horas.
A bateria, localizada no Hornsdale Power Reserve, adjacente ao parque eólico de Hornsdale, no sul da Austrália, pode, tecnicamente, ganhar dinheiro ao ter eletricidade em excesso. Normalmente, a oferta e a demanda de eletricidade devem ser correspondidas a todos os momentos.
Nos momentos em que o fornecimento excede a demanda, a eletricidade tem preços negativos, então os consumidores são pagos para tirar a eletricidade da rede. Com fontes de energia renováveis, como o vento ou a energia solar, os programas de bateria de armazenamento são ainda mais necessários, pois o fluxo de eletricidade pode não ser confiável ou controlável.
Trabalhando em colaboração com o governo da Austrália e a empresa de energia renovável Neoen, um Tesla pode aproveitar o excesso de energia e armazená-lo para uso posterior.
O contrato da Tesla com o governo não é completamente claro, mas a RenewEconomy calculou esta estimativa com base em números de entrada e saída de energia da Hornsdale Power Reserve, combinada com o preço de atacado. No início deste mês, a Electrek também estimou que a Tesla conseguiu ganhar US $ 790 / MWh para absorver o excesso de eletricidade da rede elétrica nacional.
Quando a idéia do Powerpack Elon Musk colocou uma aposta no Twitter para poder construir a maior bateria do mundo no sul da Austrália dentro de 100 dias ou então seria grátis. Sem surpresas, foi entregue a tempo. Um sistema de baterias do Powerpack da Tesla também foi usado para restaurar a energia de Porto Rico devastado pela tempestade após o Furacão Maria.
Deixe um comentário