X

A internet foi à loucura com as fotos desse esquilo gigante colorido

Esquilo roxo

Esquilo gigante colorido é fotografado na Índia e a internet vai à loucura

Em viagem pelas florestas do sul da Índia, o fotógrafo amador Kaushik Vijayan ficou em êxtase ao ver enormes roedores de coloração marrom-avermelhada saltando de copa em copa.

Vijayan subiu as imagens dos roedores de quatro quilos para o Instagram — e a internet imediatamente foi à loucura. Algumas pessoas custavam a acreditar que esses esquilos, fotografados no Distrito de Pathanamthitta, em Kerala, fossem reais, por conta de suas vibrantes manchas nas cores preta, creme e fúcsia queimada.

Mas o esquilo-gigante-indiano (Ratufa indica), também chamado de esquilo-gigante-de-Malabar, é de verdade mesmo.

“É exatamente assim que eles são. Brilhantes!”, afirma John Koprowski, biólogo de conservação silvestre da Universidade do Arizona e coautor do livro Squirrels of the World (ou “Os Esquilos do Mundo”, em tradução livre).

É “o roxo mais roxo que se vê num mamífero”, afirma.

(FOTO: KAUSHIK VIJAYAN/INSTAGRAM)

Dito isso, o biólogo evolutivo Dana Krempels suspeita que as fotos do Instagram tenham sido tratadas.

“É bem possível que a pessoa tenha gasto um tempo mexendo nessas fotos no Photoshop”, disse Krempels, palestrante-sênior da Universidade de Miami, por e-mail.

“Tem uma configuração chamada ‘vibração’ que realça a intensidade da cor. É o que está me parecendo”.

Por que o esquilo-gigante-indiano é roxo?

(FOTO: KAUSHIK VIJAYAN/INSTAGRAM)

Mesmo entre os parentes, o esquilo-gigante-indiano se destaca por suas cores vibrantes, o que pode fazer alguém se perguntar por que a evolução selecionaria pelagens ou pelos que atrairiam tanta atenção?

Afinal, essas florestas são também o lar de predadores como macacos-cauda-de-leão, leopardos e águias-cobreiras-com-crista — todos estes conhecidos caçadores de roedores arborícolas.

Ninguém tem certeza, afirma Koprowski, mas é provável que os padrões roxos do esquilo desempenhem algum papel de camuflagem.

O motivo disso é que as florestas decíduas que esses esquilos habitam criam um “mosaico de manchas solares e áreas escuras e sombreadas” — não tão diferentes das marcas desses roedores.

Em outras palavras, o que nos parece estonteante e divertido numa postagem do Instagram é algo que pode fazer que os esquilos desapareçam diante da aproximação de bocas famintas. Isso sim é um truque que vale uma curtida.

Fonte:

National Geographic Brasil

Leia também:

Paraquedista leva um soco de um canguru após o pouso; veja o vídeo

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário