A Nasa finalmente vai revelar seu plano para retornar à Lua

Lua

A Nasa vai revelar detalhes sobre seus planos de ir para à Lua no início de fevereiro, que juntamente revela seu pedido de orçamento para 2019.

Em dezembro, Trump assinou a Diretiva da Política Espacial 1, que encarregou a NASA de retornar humanos à Lua em vez de prosseguir o projeto Journey to Mars da administração anterior.

No entanto, quaisquer detalhes reais sobre como isso seria feito não foram divulgados. Atualmente, a NASA está construindo um novo foguete, o Space Launch System (SLS) e uma cápsula de tripulação chamada Orion. Ela também tem planos para uma estação espacial perto da Lua chamada Deep Space Gateway.

Nenhum plano foi lançado ainda para qualquer tipo de lares lunares, nem qualquer ideia para a exploração da Lua. Na verdade, muito pouco foi revelado sobre o que o programa que irá fazer em nosso satélite natural.

Astronautas durante a missão Apollo 11 na Lua, em 1969
Astronautas durante a missão Apollo 11 na Lua, em 1969 (Foto: Nasa).

Mas falando na semana passada no fórum espacial civil do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), o Administrador em exercício da NASA, Robert Lightfoot disse que no próximo orçamento FY2019, esperado para 5 de fevereiro, finalmente revelaria alguns detalhes.

“Trabalhamos no plano. Nós trabalhamos com a administração”, disse ele. “Eu acho que quando o orçamento sair, as pessoas vão ver o que nos pediram para fazer e como pensamos que vamos fazer isso”, concluiu ele.

Agora, a NASA tem a chance de revelar como planeja nos levar para a Lua novamente. Felizmente, em apenas algumas semanas – valerá a pena esperar. [IFLS]

Veja também: Por que não vamos mais à Lua?

à Lua