A POPULAÇÃO DE ORNITORRINCOS ESTÁ DIMINUINDO
A população de ornitorrincos da Austrália está encolhendo sob pressão da agricultura e da poluição, colocando em dúvida o futuro dos mamíferos que põem ovos, disseram pesquisadores em um relatório publicado na quinta-feira.
Uma pesquisa de três anos sobre o animal de bico de pato sugeriu que seu número caiu 30%, para cerca de 200.000, desde que os europeus se estabeleceram no continente há dois séculos.
“Temos grandes preocupações sobre a sobrevivência futura desta espécie única”, disse Richard Kingsford, diretor do Centro de Ciência do Ecossistema da Universidade de New South Wales.
Ameaças que ameaçam o ornitorrinco em seus habitats no leste da Austrália incluem o aumento do desmatamento para agricultura, poluição, construção de barragens e redes de pesca, disse a Kingsford em um comunicado.
Kingsford e sua equipe pediram às autoridades para elevar o status de proteção do ornitorrinco de quase ameaçado para vulnerável.
Eles disseram que, embora o número populacional variasse em diferentes regiões do leste da Austrália, os ornitorrincos já haviam desaparecido de algumas áreas.
“Não podemos deixar o animal ser extinto e sabemos que ele já foi extinto em algumas áreas”, disse Kingsford à emissora ABC.
O ornitorrinco semi-aquático, que juntamente com quatro espécies de equidna são os únicos mamíferos que põem ovos, é um dos animais mais estranhos do mundo, com um pico de pato, cauda de um castor, pés semelhantes a lontras e um esporão venenoso sobre sua perna traseira.