Ouvimos falar muito sobre como a realidade virtual está reinventando o mundo dos jogos e do entretenimento, mas seria um desperdício de potencial ignorar o que essa tecnologia pode fazer por setores como educação, saúde, construção, pesquisa e mesmo na gestão pública.
Cientistas e inovadores estão se dedicando a explorar as possibilidades de aplicações da realidade virtual. A RV está deixando de ser algo muito futurista e imaginativo, para se tornar um recurso que vai realmente transformar nossa própria realidade, e para melhor.
Realidade Virtual Consegue Melhorar Nossa Realidade?
Sabe, quando eu penso sobre realidade virtual, eu penso em seres humanos como sonhadores. Eu penso sobre o desejo humano de tornar arte ou “italicizar” a realidade.
Para realmente colocar espírito e propósito e função e razão de ser, no mundo, certo? Tipo, os seres humanos pegam a matéria bruta e a injetam com propósito e significado.
Então é, é, é a realidade tornada mais real. É o hiper real. É a realidade mediada, a realidade cultural na qual vivemos. E então quando eu penso sobre o que está acontecendo com a realidade virtual, eu sinto que isso é a, a consumação final.
É o momento no qual nossos dons e desejos e tecnologia finalmente transbordam para que possamos verdadeiramente viver dentro de nossas próprias mentes.
Eu penso sobre ambientes virtuais inteiramente imersivos onde tudo à nossa volta vai ser como a matrix. Uma Matrix de nossa própria criação, formada e modelada por nossos sonhos, certo? A iconografia de nossa juventude, as referências de cultura pop que nos inspiram. As músicas que nos fizeram cantar.
Todas essas coisas vão ser o papel de parede de nossas mentes. Nós vamos decorar a fachada do nosso teatro fenomenológico.
Nós vamos viver dentro de uma música pop. Isso é realidade virtual. É a realidade aprimorada. É a realidade melhorada. É isso que eu penso.