Se você tem curiosidade sobre como seria receber uma mensagem de origem estrangeira, temos boas notícias. Um grupo de artistas e experimentou uma espaçonave em órbita de Marte para enviar uma mensagem complexa à Terra, simulando o conteúdo de uma comunicação estrangeira. Agora, cabe a todos nós decifrá-la.
O projeto intitulado “A Sign In Space” foi concebido pela artista Daniela de Paulis. A mensagem foi enviada a partir do ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) da Agência Espacial Europeia em 24 de maio, às 19:00 UTC, e foi recebida 16 minutos depois pelo Allen Telescope Array do Instituto SETI, o recebido Robert C. Byrd Green Bank no Observatório Green Bank e o observatório da Estação Radioastronômica de Medicina.
Os arquivos recebidos de cada tratado foram enviados a um servidor Filecoin dedicado, permitindo que sejam baixados por pessoas de todo o mundo. Quando você tiver acesso a esses arquivos, não se surpreenda se eles não parecerem pequenos suportados legíveis reproduzíveis em seu telefone. Na verdade, eles são arquivos brutos de dados dos observatórios.
Inicialmente, isso pode parecer um tanto desafiador. No entanto, existem modos de analisar esses arquivos, embora exija algum conhecimento em computação, GitHub e codificação. Instruções estão disponíveis caso você queira tentar decifrá-los.
Contato de Marte
É importante compartilhar esses arquivos dessa forma, pois descobrir uma mensagem estrangeira seria um marco revolucionário para a humanidade. Pesquisas sugerem que a divulgação completa é a melhor política em um cenário pós-primeiro contato.
As pessoas que participam do servidor Discord do projeto já estão trabalhando nisso. Portanto, se interpretar sinais de rádio não é uma habilidade sua, temos certeza de que em breve alguém conseguirá decodificar o sinal de forma mais acessível.
A equipe responsável pela mensagem enfatizou que ela foi criada de forma a não ser facilmente decodificada e que será necessária a colaboração de pessoas com origens diferentes para descobrir seu significado.
Para mais informações sobre o projeto, o SETI realizou um evento completo enquanto aguardava a chegada da mensagem. Durante o evento, houve conversas com Daniela de Paulis, membros das equipes dos radiotelescópios, do projeto ExoMars, bem como com pessoas interessadas em se envolver com a iniciativa.
Fonte:
[Espaço]
Deixe um comentário