A vida na terra pode ter começado em pequenas gotas

Uma das perguntas que mais intrigam a humanidade sem dúvida é relacionada à origem da vida. Existem diversas teorias cientificas e não científicas a respeito.

Existiria alguma teoria que estaria mais próximo da verdade? Segundo essa equipe de cientistas, a resposta é sim.

A teoria

A questão que envolve como a vida na Terra surgiu vem sendo explicada por diversos povos em diversas épocas do desenvolvimento da humanidade.

Atualmente, existe um grupo de cientistas que afirma que a água poderia ser a matéria prima da vida, já que ela é essencial em várias reações químicas e ainda para que vivamos com saúde.

Eles comparam a questão do quanto a água é essencial para o ser humano com o fato de o fósforo também ser, eles dizem que o fósforo está presente no DNA, RNA e ATP, sendo esse último responsável por armazenar energia em nossas células a fim de fazer com que as reações químicas aconteçam.

Imagem da internet
Imagem da internet

Essas reações através do fósforo são as que explicam o início de tudo e eles dizem que sem a água seria difícil que a atmosfera local reagisse corretamente à esse movimentos químicos e que se ela estivesse presente não iria afetar em nada, e sim auxiliar nos processos que estariam ocorrendo e que possivelmente gerariam a vida na Terra.

A equipe do cientista Zare afirma que a água se encontrava em formas de minigotículas enquanto as reações químicas estavam ocorrendo de forma natural e sem interrupções, e que sem ela seria impossível que as demais reações em cadeia fossem possíveis.

Da teoria a prática

Para que eles pudessem explicar aquilo que estavam afirmando o grupo de cientistas interessado fez uma simulação do que estava acontecendo no começo da formação da Terra, eles pulverizaram gotículas de água em uma câmara e junto colocaram fósforo e outros produtos químicos que eles acreditam estarem presentes quando a Terra estava sendo formada.

Depois, eles pararam para analisar os resultados e chegaram à conclusão de que várias molécula contendo fósforo começaram a se desprender espontaneamente e também iniciarem algumas reações sem que a água as atrapalhasse e sem que houvesse a precisão de algum agente catalisador para acelerar ou iniciar a reação.

A equipe de Zare, porém, deixa bem claro que isso é apenas uma das diversas teorias que tentam explicar como a vida na Terra começou, e que são apenas experimentos que buscam chegar a alguma comprovação de qual teoria deveria ser a mais aceita cientificamente.

Ele diz o seguinte: “Eu acho que não vamos entender exatamente como a vida começou na Terra, mas podemos entender algumas das possibilidades”. Ele diz explicando que ninguém pode voltar no tempo para assistir o que aconteceu, e fala ainda que não há registros fósseis capazes de exemplificar como ocorreram as formações moleculares de forma precisa e única.

Fontes:

PNAS

Curiosidades

Veja também:

Criança acorda do coma minutos antes de ter aparelhos desligados

Vênus pode estar abrigando vida em suas nuvens, entenda