X

Afinal, você realmente precisa do seu dedo mindinho?

Mindinho

Andar, correr e pular com apenas quatro dedos pode ser mais fácil do que você pensa.

“Se você nasceu sem um dedo mindinho ou teve um acidente e ele foi removido, você pode fazer tudo o que você quer”, diz Anne Holly Johnson, instrutora de cirurgia ortopédica da Harvard Medical School.

Então, por que temos dedos mindinhos?

A resposta remonta à história evolutiva dos seres humanos, explica o Dr. Anish Kadakia, professor assistente em cirurgia ortopédica na Northwestern University.

“Primatas usam os pés para agarrar, escalar árvores, mas humanos, não precisamos mais dessa função”, diz Kadakia. “Claramente não estamos pulando para cima e para baixo em árvores e usando nossos pés para agarrar.

Temos dedos embriologicamente, evolutivos por essa razão em particular porque descemos de macacos, mas não precisamos deles como pessoas.”

Os dedos do pé nos ajudam, principalmente, a manter o equilíbrio, graças a ossos que os conectam ao nosso tornozelo. No total, são 26 ossos do pé humano envolvidos nesse processo, mas os principais são os metatarsos, que ligam os dedos à parte central do pé.

“Nós andamos como uma espécie de tripé, onde o dedão do pé, o quinto dedo do pé e o calcanhar, têm uma capacidade de andar em um tripé”, diz Sung. “Se você remover uma parte desse tripé, você perderá o equilíbrio.”

Assim, embora o dedo mindinho em si não tenha valor funcional, a remoção do metatarso faria com que correr, caminhar e pular fosse quase impossível.

Fonte:

https://www.popsci.com

Leia também:

Esses são 5 alimentos que não devem ser reaquecidos

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário